Investimentos no exteriorRenda Variável

Entenda como o dólar afeta os seus investimentos

3 Minutos de leitura

Uma das coisas mais comuns no seu dia a dia é assistir telejornais, correto? Diariamente, você acompanha o âncora do telejornal falar em cotação do dólar. Aí está uma das coisas que mais mexem com o brasileiro que gosta de viajar.

Porém, até seus investimentos podem sofrer influência do valor da moeda americana, seja maior ou menor. Mas a influência é presente. Além disso, grandes empresas também precisam ficar atentas a este valor, pois afeta os seus negócios. Contaremos a seguir um pouco de como a variação diária da moeda dos Estados Unidos pode causar influência em seus investimentos e na economia do país.

O que causa a variação do dólar?

De modo geral, o que causa a variação do dólar é um princípio básico da economia: oferta e demanda. Por exemplo: se há muito dólar disponível no Brasil, há uma oferta grande, portanto, a moeda americana fica desvalorizada. No entanto, se a circulação do dólar diminui, a oferta se torna baixa. Logo, a moeda se valoriza e seu preço sobe.

É claro que existem muitos fatores levam a essa oferta e a essa demanda de dólares e que causam a variação frequente da moeda. São eles:

  • Taxa de juros: a variação do câmbio é bastante influenciada por essa taxa tanto no Brasil quanto fora. Por exemplo: se a taxa de juros no Brasil sobe, um investidor pode aplicar seu investimento aqui em vez de fazê-lo nos Estados Unidos, já que terá melhores rendimentos aqui. Com isso, há mais dólares no nosso país, aumentando a oferta e diminuindo seu preço.
  • Balança comercial: é o valor da diferença entre importações e exportações. Exemplo: se o saldo da balança comercial for negativo, menos dólares terão entrado no Brasil, o que também afeta a cotação da moeda, jogando para cima o preço do dólar.
  • Commodities: artigos como frutas, minérios, petróleo, energia e madeira, por exemplo, passam constantemente por importações e exportações. Por isso, seu preço também impacta o câmbio.
  • Risco-país: quanto mais baixo for o índice de instabilidade do país, mais atrativo para investidores será, o que aumenta a circulação de dólares no mercado e causa variações no valor da moeda.
  • Banco Central: esta instituição pode agir para controlar inflação, taxa de juros e variação do câmbio. Como ela faz? Tirando dólares do mercado ou colocando em circulação, o que causa a variação da moeda americana.

Enfim, onde que o dólar pode influenciar em seus investimentos?

A poupança, modalidade de investimento mais comum, não sofre consequências diretas da variação do dólar.

Já quem investe em fundos cambiais, por exemplo, é afetado de forma direta: como esse tipo de investimento geralmente possui rendimento prefixado mais a variação cambial, assim que o dólar cai, o fundo tende a perder rentabilidade.

Além disso, a Renda Fixa também sofre impactos, embora indiretos. Com o dólar em baixa, por exemplo, a inflação tende a ficar mais controlada. Por consequência, a expectativa de juros cai, o que afeta a rentabilidade de aplicações como CDB, Tesouro Selic, Tesouro IPCA+, LCI, LCA, etc.

Já o contrário acontece com ativos prefixados, como o Tesouro Prefixado ou os CDBs prefixados. Essas aplicações remuneram sempre o mesmo rendimento, ainda que o dólar caia. Contudo, não se beneficiam da subida do dólar e da taxa de juros.

E o que acontece com a bolsa de valores? A variação do câmbio pode impactar, mas nem sempre com efeitos muito claros. Com a queda do dólar, a economia nacional cresce com a tendência de melhora do desempenho das ações das empresas do nosso país.

Contudo, isso não é uma regra. As empresas exportadoras sofrem quando o dólar cai enquanto as importadoras tiram proveito da baixa, mas sofrem com a alta do dólar.

smart.money

Postagens relacionadas
EntrevistasRenda Variável

Fala dovish de Powell não fez bem ao mercado, aponta economista 

4 Minutos de leitura
Com o anúncio da nova taxa de juros nos Estados Unidos nesta quarta-feira (04), os mercados internacionais viveram um pequeno rali. Com…
Renda VariávelSmart Trade

LET’S TRADE?

1 Minutos de leitura
Olá, quem vos fala é Leticia! E a partir de hoje estarei aqui com vocês contando um pouco sobre minha experiência como…
AÇÕESRenda Variável

NUBANK X BANCO INTER: Bancos digitais são os novos “bancões”?

3 Minutos de leitura
IPO da Nubank busca ser avaliado em mais de US$ 50 bilhões  Banco Inter: time laranja   Em 1994, nasce o Banco Inter,…
×
CuriosidadesNotícias

Videogames: a indústria exponencial (não é mais um jogo de criança)