Educação Financeira

Inflação: O que é e como impacta nos investimentos?

3 Minutos de leitura

Você sabia que um índice pode influenciar em sua decisão na hora de investir? Para os cidadãos brasileiros, especialmente para quem investe, a palavra inflação tem um peso quando se ouve falar. O impacto no dia a dia ou nos investimentos é sempre um motivo de matérias nos noticiários. Mas afinal, o que inflação significa e quanto impacta nas finanças?

Inflação: o que é?

A inflação pode ser definida como o aumento contínuo de preços, é o quanto um conjunto de bens e serviços ficou mais caro se comparado a um período anterior definido e que gera perda do valor do dinheiro, seja o seu salário ou o seu investimento.

Por exemplo, você vai ao supermercado para fazer sua compra do mês, faz o mesmo tipo de compras sempre, porém, no mês seguinte paga mais caro que no mês anterior. Ou então, quando almoça em um restaurante, consome o mesmo de sempre, mas paga uma conta mais cara que em semanas anteriores.

Na inflação, os preços sobem, mas o seu salário segue o mesmo. O aumento contínuo dos preços gera a perda do poder de compra de seu dinheiro. Em outras palavras, você compra menos com o mesmo valor em dinheiro.

Investimentos x Inflação: poupança

Um dos investimentos mais comuns é a poupança, por conta da facilidade de aplicação. Porém, nem a poupança pode escapar dos efeitos da inflação. Por exemplo:

Em algum momento do ano, seus investimentos tiveram rendimento de 20% e a inflação neste mesmo período foi de 10%. Sendo assim, é possível afirmar que cerca de metade de seus ganhos cobriram apenas a variação dos preços. Seu ganho real seria então de aproximadamente 10%. Sem inflação, você poderia ter o rendimento sem deduções, ou seja, de 20%.

Os produtos e serviços aumentam de preço devido à inflação e o seu dinheiro não rende o suficiente para compensar a alta desses preços. Por isso, é importante que se busque alternativas para os investimentos. É preciso beneficiá-los em vez de prejudicá-los. 

 Alternativas de investimentos

Uma boa maneira de se prevenir ao aumento dos preços e manter o poder de compra com o tempo é investir o seu dinheiro. Você pode ver seu dinheiro render mais que a inflação. Uma modalidade de investimento que acompanha diretamente o IPCA, que traz um rendimento acima do índice é o Tesouro IPCA+. 

O Tesouro IPCA+ é um dos títulos do Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal. O rendimento do título é baseado no índice de inflação oficial do país, que muda a cada mês, mais uma taxa de juros definida no momento da compra.

Este título é indicado para momentos em que tenha uma expectativa de alta da inflação, para o rendimento ser maior no final. Pelo ganho acima da inflação, o Tesouro IPCA+ é uma boa indicação para um investimento de longo prazo, para, por exemplo, planejar uma aposentadoria.

Outra opção está nas debêntures incentivadas. De modo geral, debênture é um título de dívida de uma empresa com o objetivo de financiar projetos de longo prazo. Geralmente, a empresa põe garantias para tornar o investimento mais seguro ao investidor.

A debênture incentivada é uma categoria específica de debênture. Segundo a Lei 12.431/11, elas buscam captar recursos para projetos de infraestrutura. Seu incentivo está na isenção do imposto de renda sobre a aplicação.

O ponto positivo das debêntures está na remuneração. Pode ser um pouco maior que a dos títulos públicos e a dos títulos bancários. Porém, o prazo de resgate pode ser um pouco maior e não há cobertura do Fundo Garantidor de Créditos, o que torna o investimento mais arriscado.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…