Educação FinanceiraRenda Fixa

O que é CDI e como ele pode afetar o seu investimento?

2 Minutos de leitura

Caso você seja um investidor mais experiente em renda fixa, certamente já viu por aí a sigla CDI. Três letras que são muito importantes para alguns tipos de investimento, como o CDB, por exemplo. O CDI é uma taxa ligada ao rendimento de quatro investimentos: o CDB, LCI, LCA e LC. Portanto, saber um pouco mais sobre o CDI ajuda na hora de escolher o melhor investimento.

CDI: O que significa?

A sigla significa Certificado de Depósito Interbancário. Basicamente, é o nome dos empréstimos que as instituições financeiras fazem entre si para fechar o caixa do dia no azul. Funciona da mesma forma que no caso de um investidor que compra um CDB e empresta dinheiro para o banco emissor do título. Portanto, a negociação do CDI também envolve duas partes. Neste caso, tanto o comprador quando o emissor são bancos. Ao final do dia, para não ficar com o caixa negativo, os bancos negociam os CDIs, ou seja, vendem papéis para captar recursos. Os certificados são operações de curtíssimo prazo, geralmente de um dia.

Em resumo: o CDI é uma taxa que demonstra a porcentagem que os bancos ganham de juros por emprestar dinheiro para outros bancos. É por isso que o CDI é comumente tratado como uma taxa de juros no mercado financeiro. 

 Para que serve o CDI?

A taxa cobrada pelo CDI passou a tratada como a referência para todas as aplicações assim como todas as operações de crédito do sistema financeiro. Os certificados representam o custo pago pelos bancos quando tomam empréstimos ou o custo pago pelo empréstimo tomado de outros bancos. As transações interbancárias representam a maior parte do volume de crédito diário no país. Com o tempo, os investimentos mais seguros e simples do mercado passaram a ser baseados no CDI, o que a levou a ser chamada de taxa livre de risco.

Vale lembrar que um investidor comum não pode investir diretamente no CDI, mas apenas ter os certificados como referência para as várias modalidades de investimento no mercado.

Como é definida a taxa?

A taxa do CDI é divulgada diariamente pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos), empresa sem fins lucrativos que registra as operações interbancárias. Há uma média das taxas diárias dos empréstimos interbancários, chamada CDI Over. A taxa CDI de referência para a rentabilidade anual é determinada, a partir da conversão do CDI Over diário em uma taxa baseada na média de dias úteis que um ano tem. Já que o CDI varia diariamente, é preciso estar atento para escolher melhor seus os investimentos. Vale a pena dar preferência aos que rendem, no mínimo, 100% da taxa.

CDI x Taxa Selic

Há uma relação direta entre o Certificado de Depósito Bancário e a taxa básica de juros do país, definida a cada 45 dias pelo COPOM, o Comitê de Política Monetária do Banco Central. A taxa Selic é mais conhecida que o CDI porque ela é considerada nas operações de empréstimo de bancos e pessoas físicas ao governo federal. Importante: os valores das duas taxas estão sempre próximos.

  • Por quê?

Se a Selic for muito maior que a taxa do CDI, os bancos podem preferir emprestar dinheiro ao governo, e não ao outros bancos, com o fim de ter uma rentabilidade maior. Por outro lado, se a taxa do CDI estiver muito acima da Selic, a remuneração dos títulos que usam essa taxa sobe, o que também não é interessante para os bancos.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…