Educação Financeira

5 passos para sair do vermelho

3 Minutos de leitura

Não é difícil se endividar quando se vive num país que não têm incentivos a educação financeira. Como mostra o dado obtido numa pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) 7 em cada 10 brasileiros estão endividados.

Esse número é assustador e, é por isso que reunimos 5 passos essenciais para você sair do vermelho. É possível sair das dívidas, basta ter um planejamento e disposição para mudar hábitos.

Veja como sair do vermelho em 5 passos:

  1. Foco na calculadora

O primeiro passo é fazer um diagnóstico para entender como está a sua situação financeira nesse momento. 

Aqui é importante que sejam anotadas todas as dívidas, use um papel ou uma planilha no computador, tudo deve ser anotado, o quanto você está devendo, há quanto tempo e para quem. 

Não se assuste com o total da dívida, com organização e planejamento, você vai conseguir sair dessa situação. Liste também o seu orçamento, incluindo suas receitas, despesas fixas e variáveis. 

Aqui segue uma planilha da GX Investimentos para te auxiliar no controle da conta: Planilha – Planejamento Financeiro

  1. Renegociação

Nessa hora, entre em contato com seus credores, seja por internet, por  ligação ou presencialmente, vai ser necessário renegociar os débitos.

No passo anterior, você deve ter observado o quanto tem de disponibilidade mensal para quitar as dívidas. Geralmente, tem-se duas possibilidades de pagamento, à vista com determinado desconto ou a prazo, a depender da sua condição financeira e da sua pretensão de realizar o pagamento dos débitos com os credores. 

Ainda, lembre de dar um enfoque superior a aquelas dívidas que são maiores, para que sejam pagas prioritariamente. A partir dessa negociação, os seus hábitos financeiros devem se ajustar, respeite o seu planejamento.

  1. Viva dentro do orçamento

Para ter uma vida tranquila e sem estresses financeiros, é necessário entender qual padrão de vida pode ser desfrutado em consequência da sua renda atual. Uma dica é conseguir uma renda extra além do seu salário. Você é bom em algo? Consegue ganhar dinheiro de alguma forma? Atualmente tem-se algumas atividades que geram renda extra, como freelancers de conteúdo, motorista de uber, venda de doces, ou até mesmo, alugar alguma peça de um imóvel. 

Outra dica é cortar despesas desnecessárias. O que pode ser feito para evitar compras supérfluas em supermercados ou shoppings, é sair com uma lista de compras, assim, compras por impulso são evitadas. Além de que a lista permite que seja feita uma pesquisa de preços e garante uma boa economia. 

Por fim, para saber se o seu sucesso financeiro está sendo alcançado, ter um objetivo estabelecido é importante, a priori será o seu objetivo que irá guiar as suas atitudes em relação ao seu dinheiro.

  1. Trabalhe suas emoções

Quem nunca fez uma compra por impulso? Comprou uma roupa ou um acessório que não precisava e se arrependeu? 

Um estudo demonstrou que mais de 85% das decisões de compras são emocionais. Então isso não acontece só com você. Vivemos num sistema capitalista baseado no consumo. Todos os dias somos bombardeados com promoções e anúncios de itens que ficam nos seguindo pela internet. 

Dito isso, percebe-se que a maior parte das pessoas faz compras por impulso, o que deve ser trabalhado. Gaste seu dinheiro de forma planejada, pesquisando preços, decidindo quando vai ser comprado o item, para que não aconteça de fazer uma compra desnecessária. 

  1. Crie reservas 

Imprevistos são mais comuns do que imaginamos, tanto positivos quanto negativos, e precisamos estar prontos para respondê-los.  Uma resposta a esses imprevistos é a reserva de emergência. Depois que você já tiver saído do vermelho é hora de pensar também financeiramente no que está por vir no futuro e as eventualidades decorrentes dele. 

A reserva de emergência nada mais é do que uma quantia de dinheiro reservada para você se sustentar em condições normais ao seu padrão de vida por determinada quantidade de meses. Para pôr em prática, separe todo mês uma quantia para criar esse fundo de emergência.  Vale lembrar que essa reserva deve ser um investimento com boa rentabilidade, segurança e alta liquidez (disponibilidade do dinheiro). Essa reserva vai servir de apoio em caso de obras em casa ou, até mesmo, uma doença na família. 

Conclusão 

É verdade que a educação financeira ainda é um assunto pouco presente no dia a dia dos brasileiros. Mas se ninguém tomar uma atitude diferente, os resultados serão sempre os mesmos. 

E como falamos no início, reafirmamos, é possível sair das dívidas, basta ter um plano e disciplina. Seguindo esses cinco passos, você além de sair do vermelho, também vai conseguir se preparar para eventuais circunstâncias, fugindo do risco de entrar no vermelho mais uma vez. 

Lembre-se que o dinheiro é o que você faz com ele. Faça a gestão das suas finanças com sabedoria para uma vida prazerosa e segura. Tome novas atitudes para gerar novos resultados.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…