Educação Financeira

Por que eu devo investir? Já se respondeu a essa pergunta?

1 Minutos de leitura

Vivemos em um mundo no qual um dos recursos mais escassos é o tempo. Há pouco tempo para a família, pouco tempo para atividades de lazer e pouco tempo para aproveitar a vida conforme seja mais agradável.

Logo, a resposta para a pergunta “Por que investir?” poderia ser: para “criar tempo” para nós mesmos. Investir é fazer o dinheiro trabalhar para você. Quanto maior a capacidade de poupança de uma pessoa, maior será sua recompensa futura, podendo ela optar se quer trabalhar ou não. Trabalhar por prazer e não por obrigação, é um dos benefícios gerados pelo investimento.

Claro que nem todos conseguem guardar algum dinheiro no final do mês. Em muitos casos, tem-se duas soluções para esse problema: gerar mais renda ou cortar gastos. Gerar mais renda é buscar alternativas para complementar o salário ou os rendimentos da atividade que a pessoa exerce. Cortar gastos é eliminar custos que não são essenciais, trocar despesas caras por mais baratas, como nos casos de empréstimos e financiamentos, evitar pagar anuidade nos cartões de crédito, bem como saber usá-lo a fim de evitar o descontrole financeiro.

Dessa forma, ao aumentar a receita e/ou reduzir despesas desnecessárias, torna-se possível dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Iniciando com a formação da reserva de emergência (dinheiro aplicado com o objetivo de cobrir imprevistos) para depois buscar maiores retornos em outros tipos de investimentos.

Ao realizar investimentos em aplicações condizentes com seu perfil, combinando com novos aportes regulares, o dinheiro começa a trabalhar para você. Sacrificando alguns confortos no presente, pode significar ter uma vida futura sustentada apenas com os rendimentos dos investimentos.

Enfim, tempo e investimento, às vezes parecem ser conflitantes no curto prazo, pois no início da vida de investidor, pouco cresce o “bolo” oriundo das aplicações. Porém, no futuro, é justamente o investimento que nos gera tempo. Tempo para gastar com aquilo que nos agrada.

Eu sou Rafael Freitas, sócio e assessor da GX Investimentos.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…