Educação Financeira

Se é para começar…devemos começar pelo básico

2 Minutos de leitura

O acesso a dados e informações de forma acelerada já faz parte do nosso cotidiano desde a ascensão meteórica da internet em meados dos anos 2000, muitos de nós tivemos a oportunidade de observar a constante evolução dessa ferramenta nas mais diversas áreas da sociedade.

Muitos intelectuais e estudiosos como Steve Jobs (Fundador da Apple), já apontavam e sinalizavam que aqueles que não aceitam-se e não se adequarem a tempo iriam ser “engolidos” por essa ferramenta conhecida como internet. E tudo isso que vivemos nesse momento de pandemia mundial só serviu para acelerar ainda mais o processo de integralização mundial de dados e modos cada vez mais acelerados da informação e sem dúvida essa é uma das características do “Novo Normal”. Mas exponho todo esse pensamento para mostrar que aceitação e inovação são sem sombra de dúvida alguma partes fundamentais do “novo” quebra-cabeça que iremos montar daqui para diante.

Falar em investimento hoje, sem mencionar internet, é como olhar para a fórmula de Bhaskara sem antes ter noção de é como multiplicar e dividir, a chance de aprender e ir adiante é mínima, por isso eu digo que devemos começar pelo básico, para assim criar uma base sólida e podermos ir adiante em tudo aquilo que posso e pretendo trazer para você leitor. A internet é peça fundamental hoje para buscarmos informação, com ela conseguimos ter acesso a conhecimento de forma rápida e com a devida qualidade ( se soubermos procurar), do mesmo modo como é nos investimentos.

Não existe uma formula mágica e precisa para investir atualmente, pois o Brasil deixou de ser o “paraíso” do rentistas, com cortes encima de cortas em nossa taxa básica de juros (SELIC), estando agora no menor patamar histórico (https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicotaxasjuros), fazendo com que os investimentos mais comuns atraleados a Renda Fixa que os Bancos ofertavam e ainda ofertam se tornassem obsoletos em sua grande maioria como a poupança e alguns outros desse mesmo segmento, que hoje mal conseguem se quer corrigir a inflação com os rendimentos apresentados.

Mas é exatamante no momento da tomada de consicência sobre os rendimentos dos seus investimentos que surge a primeira e mais cruel dúvida e que muitos devem se perguntar; ja que a poupança não rende quase nada (em torno de 2,1% ao ano, de acordo com https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/calculadoradocidadao), os demais investimentos com FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em grande parte não entregam muito mais que isso e eu ainda não me sinto pronto para comprar risco na renda variável, o que devo fazer?

E eu estou aqui para responder para você, e a resposta é mais simples do que você imagina, pois assim como você procura um médico para cuidar da sua saúde, um arquiteto e/ou engenheiro na hora de construir um imóvel, você deve procurar um especialista na hora de cuidar dos seus investimentos e sim existe um profissional apto a isso caro leitor, este é o Assessor de Investimentos, um profissional qualificado e com a devida certificação do mercado financeiro para te apresentar os melhores investimento de acordo com seu perfil de investidor.

Hoje começamos nosso caminho pelo básico e aos poucos eu e meus colegas vamos nos aprofundando sobre esse tema e com isso trazendo até você o mais diversificado conhecimento acerca do mercado financeiro.

Eu sou Luiz Fernando, sócio e assessor na GX Investimentos.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…