Renda Fixa

CDB: uma opção diferente para Renda Fixa

2 Minutos de leitura

Se você investe ou busca investir em renda fixa, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) pode ser uma ótima opção. Para quem está habituado com a poupança, verá uma segurança de investimento similar, porém, com mais rendimentos.

Portanto, é hora de falar mais sobre essa modalidade de investimento.

CDB: o que é?

O Certificado de Depósito Bancário é um título bastante comum de renda fixa no Brasil. A aplicação é oferecida por corretoras e instituições bancárias para captar fundos.

CDB: o que rende?

Como já dito anteriormente, o CDB rende mais do que a poupança. Porém, é difícil dizer o quanto, pois os juros variam entre títulos, já que depende de alguns fatores (instituição financeira, prazo de vencimento, período de carência e montante mínimo).

Essa modalidade de investimento oferece três tipos de rendimento: 

  • Prefixado: com um juro anual definido antes da compra. 
  • Pós-fixado: atrelado à variação do CDI (Certificado de Depósito Interbancário – título de empréstimo entre bancos e instituições financeiras).
  • Híbrido: o mais raro. É normalmente ligado ao índice da inflação. Nesta forma de rendimento, há um juro fixo anual mais a variação do índice inflacionário.

Para não causar confusão, o CDI é utilizado como um índice de referência para definir rentabilidades. O importante é saber que o CDI se guia pela Taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Como funciona o CDB?

Para investir em CDBs é o processo é simples: Basta escolher uma corretora ou um banco de investimentos e abrir uma conta. Na plataforma escolhida, você pode pesquisar os títulos  que melhor se encaixam no seu perfil de investimento e, por fim, fazer a primeira aplicação com o valor que for desejado. E pronto, na data de vencimento, você receberá o valor original mais todo o rendimento do período. 

Contudo, há Imposto de Renda no CDB: o tributo varia de 22,5% a 15%, a depender do tempo de aplicação. Além do Imposto de Renda, se você deixar seu dinheiro aplicado no CDB por menos de 30 dias, terá de pagar o IOF. A tributação, mais pesada, pode chegar a 96% para um dia de aplicação.

Vantagens da CDB

  • Apesar dos tributos embutidos, a modalidade não cobra taxas de administração, performance ou custódia;
  • Oferece um rendimento atraente para a renda fixa;
  • Proteção do Fundo Garantidor de Crédito: garante o saldo da aplicação em um teto de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. 

Lembretes importantes

  • Prazo de vencimento: data de devolução do valor original da aplicação mais os juros definidos na contratação. 
  • Resgate: o Imposto de Renda também é cobrado. Vale lembrar que algumas instituições financeiras não permitem o resgate da aplicação antes do prazo de vencimento.
  • Prazo de carência: é possível resgatar com liquidez imediata. Porém, é preciso atentar para os CDBs que oferecem carência na mesma data do vencimento. Desta forma, será preciso manter o título até o fim.
  • Investimento mínimo: pode variar conforme o título, a corretora ou o banco. Taxas de retorno boas costumam vir com um montante mínimo maior.
smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosRenda Fixa

Entendendo a taxa CDI: O indexador fundamental da Renda Fixa

4 Minutos de leitura
No universo dos investimentos, a taxa CDI é uma das referências mais importantes, especialmente para aqueles que investem em renda fixa. Apesar…
Educação FinanceiraExclusivosRenda Fixa

Títulos públicos: entenda como funciona este mercado

4 Minutos de leitura
À exceção da caderneta de poupança, os investimentos mais populares da renda fixa brasileira são os Títulos Públicos Federais. Ao investir em…
ArtigosCuriosidadesDestaqueEducação FinanceiraRenda Fixa

Quebrando a banca com a Previdência Privada

2 Minutos de leitura
Se existe alguma coisa que vai nos perseguir pelo resto das nossas vidas é o tal do imposto de renda. Apenas uma…