Educação Financeira

Previdência Privada: Entenda o que é e como funciona

2 Minutos de leitura

Há um momento na vida em que você irá pensar e planejar sua aposentadoria. Uma das maiores preocupações do trabalhador é se o padrão de vida poderá ser mantido com o que receber da Previdência. Porém, há a alternativa de investir em uma previdência privada e aproveitar suas vantagens. Sabia que esse investimento tem crescido no Brasil? Iremos contar mais sobre a Previdência Privada para você!

O que é a Previdência Privada?

A Previdência Privada é um investimento de longo prazo, assim como um plano de aposentadoria sem que seja o do INSS, garantido pelo governo federal. Você sabe como é comum que a previdência pública não garanta o suficiente para a aposentadoria do contribuinte ser tranquila. Por isso, muitos brasileiros preferem investir em um plano privado de previdência.

Como funciona?

A Previdência Privada é composta por fundos de investimento especiais, que podem ser ofertados pelas empresas a seus funcionários ou podem ser adquiridos de forma individual, através de seguradoras.

As seguradoras é que detêm o compromisso de pagar a renda do investidor quando encerrar sua contribuição. Esse pagamento pode feito através de uma mesada até o fim da vida ou por um período determinado. Outra opção é resgatar o valor acumulado de uma vez só. Os Planos de Previdência investem a sua aplicação em fundos de investimento. O dinheiro rende e quanto mais tempo você investir, maior será o montante acumulado no final do plano. 

Assim que você chegar a uma idade ideal para se aposentar, você poderá optar por resgatar todo o montante ou receber mensalmente.

Previdência Privada como opção

Como a Previdência Social é responsabilidade do governo federal, este deve garantir uma renda ao trabalhador que possui carteira assinada após sua aposentadoria. Por quê? É simples. Todos os meses, uma parcela do salário do trabalhador é recolhida para ser revertida quando você se aposentar (por tempo, por doença, por invalidez, etc). Contudo, o sistema tem alguns problemas.

  1. O governo paga os benefícios previdenciários não só para o contribuinte, mas também para os seus dependentes caso haja a morte do segurado.
  2. Os trabalhadores ativos acabam por financiar os inativos.

À medida que a expectativa de vida no Brasil só aumenta, a proporção de inativos para ativos está cada vez maior. Por exemplo:

O Brasil tem quase 28 milhões de pessoas acima de 60 anos, representando 13% da população do país. A projeção do IBGE é que esse percentual dobre nas próximas décadas. O problema está na grande dificuldade que o valor mensal pago pelo benefício tem para garantir o mesmo padrão de vida que você tinha antes. Sendo assim, é aí que entra a Previdência Privada, uma alternativa de investimento para quem não quer depender do governo para garantir uma aposentadoria confortável ou buscar planos de longo prazo. Afinal, você pode querer pagar a faculdade de seus filhos.

Vantagens da Previdência Privada

  • Imposto de Renda mais baixo, com percentual de até 10% na tributação regressiva;
  • Não cobram come-cotas (recolhimento antecipado de uma parte do Imposto de Renda sobre os ganhos, ocorrido em maio e em novembro);
  • Diferimento fiscal de até 12% do IR, no caso do Plano Gerador de Benefício Livre;
  • Portabilidade entre planos, sem incidência de Imposto de Renda;
  • Disciplina financeira;
  • Planejamento de sucessão: não entra em inventário, isenção de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (a depender do estado), além de rapidez e agilidade no pagamento do benefício;
  • Não cobra taxa de carregamento na entrada e na saída.
smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…
×
ArtigosEducação Financeira

Sua APOSENTADORIA é o suficiente para você ter a vida que sonha?