Educação Financeira

Aprenda a economizar, construa sua liberdade financeira

2 Minutos de leitura

Às vezes você sente que não sabe onde foi parar o seu salário? Tudo bem, isso é bem comum e acontece com a maioria das pessoas. Reunimos um material sobre como entender e resolver este problema. Vale lembrar que esta situação surge quando não temos nossa vida financeira bem planejada ou organizada. Como já foi dito no texto “Por que investir?”, clique aqui para ler.

Nós vivemos em uma sociedade imediatista e isso é difícil de lidar. Somos impelidos pelos outros e, até mesmo, por nós mesmos, a adquirirmos coisas que talvez não sejam tão necessárias assim. Não é fácil lidar com a vontade de tomar aquele sorvete, comer aquele lanche na sexta-feira à noite, ou aproveitar aquela ‘promoção’ que está na vitrine. Não, você não é o único que sofre destas tentações, todos temos que ter controle e, em certas ocasiões, nos rendemos a um sorvete ou uma cerveja com os amigos. A solução para este problema é simples, mas não é fácil. A resposta mais direta seria que é necessário foco, disciplina e força de vontade. É quase como seguir uma dieta, mas nesse caso é pela sua saúde financeira e não física. No entanto, só saber disso não vai te fazer economizar. Então, passaremos algumas dicas que já ajudam pessoas nesta trajetória e também vão ajudar você.

Primeiramente, aquela velha história de deixar para depois, neste caso, vai te ajudar muito quando você tem vontade de aproveitar aquela promoção da vitrine. Se você ‘deixar para pensar em casa sobre o assunto’, ao invés de agir por impulso e comprar logo de primeira, você provavelmente vai conseguir encontrar motivos de que realmente não precisa daquele artigo, ou de que ele não está tão barato quanto parece.

Outra coisa que ajuda muito é ter um objetivo claro para o futuro, tanto para o futuro próximo quanto para o longo prazo. Por exemplo, um objetivo para o longo prazo é ter liberdade financeira, mas para que isto fique mais palpável no curto prazo, é necessário desdobrá-lo em metas menores, as quais podem ser anuais ou até mensais, como por exemplo: juntar pelo menos duzentos reais todos os meses. Assim, quando você for comprar um artigo ou pedir um lanche na sexta-feira, você vai pensar no seu objetivo mensal e vai ver como um artigo de R$ 100,00 já é metade da sua meta mensal. Desse jeito fica mais fácil economizar, não acha?

Eu sou o Gustavo Contini, sócio e assessor na GX Investimentos.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…