Educação FinanceiraRenda Fixa

Como a variação da Selic afeta seus investimentos?

2 Minutos de leitura

Olho na rentabilidade e nas taxas.

Não há nada mais corriqueiro do que acompanhar o noticiário. Você já está acostumado a ouvir o apresentador falar da taxa básica de juros da economia do país, tanto de suas altas quanto de suas baixas. Essa taxa, no Brasil, é chamada Selic. 

Certamente você já lidou com ela no seu banco. Se você investe ou quer investir, tem de ficar atento às suas variações, já que a Selic é um parâmetro para todas as outras taxas de juros do Brasil. 

Variação da Selic x Investimentos

A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Nesse sistema há operações de crédito fechadas entre os bancos, cujas garantias são os títulos públicos. Essas operações ocorrem de um dia para o outro.

Os juros pagos por um banco por esses empréstimos entre instituições é a taxa Selic, também conhecida como a taxa básica de juros do país.

Como essa taxa é um parâmetro, se o governo a aumenta, por exemplo, os juros pagos pelos bancos em empréstimos feitos entre eles também ficarão mais altos. Da mesma maneira acontece com taxas de financiamentos, empréstimos e cheque especial ofertados ao público pelos bancos.

Quando a taxa Selic está em alta, os investimentos que forem relacionados a ela trarão mais vantagens. No entanto, se a Selic baixar, as demais taxas de crédito acompanham a queda e os investimentos ligados a ela serão menos rentáveis. 

Selic x Renda Fixa

As taxas de juros podem ser usadas de base para remuneração de investimentos, como por exemplo, os de renda fixa. A variação da taxa pode impactar no que você aplica. Como?

Quando a Selic sobe, aumenta a rentabilidade das aplicações que são ligadas a ela.

Exemplos:

  • Tesouro Selic, que rende em torno de 100% da taxa;
  • CDBs, LCAs, LCIs e LCs pós-fixados, cujo indexador é o CDI – sua porcentagem é bem próxima da Selic. 

Caso a taxa diminua, o valor da remuneração acompanha a queda. No caso dos investimentos pré-fixados, o mesmo não acontece, pois o percentual do rendimento é determinado no ato da aplicação. Sendo assim, no resgate, o valor não será alterado por causa da variação da Selic.

Selic x Poupança

O rendimento do seu investimento na poupança é dependente da taxa de juros vigente no período da aplicação e se divide em dois casos:  

Taxa Selic em qualquer patamar acima de 8,5% ao ano: a poupança renderá 6,17% ao ano + taxa referencial, calculada com base em juros pagos por bancos a clientes. Quando a Selic está muito elevada, o rendimento muda muito por conta do rendimento de 6,17% mais a TR.

Taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano: a poupança passa a render 70% da Selic – e não mais os 6,17% ao ano.

Apesar de ter um rendimento menor numericamente falando, a poupança se torna mais vantajosa em comparação a outros investimentos quando a Selic se encontra em baixa. O motivo? Não há taxa de administração nem cobrança de imposto de renda e se pode retirar o dinheiro quando quiser.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…