Educação Financeira

Aprenda o B.A.S.I.C.O dos investimentos

2 Minutos de leitura

Dentre diversos hábitos e costumes que as pessoas possuem em comum, existe um que é facilmente encontrado na maioria da população, que é a dificuldade em aceitar o novo. Esse sentimento muitas vezes é justificado pelo medo que temos em mudanças, pois é algo que trazemos em nossa herança genética a centenas de anos (ou quem sabe milhares). Mas para que essa leitura faça sentido Investidor, vou pedir que você se desfaça por alguns minutos de todos os seus medos, esqueça toda aquela ideia de que o mercado financeiro é complicado ou que até mesmo é um lugar onde você vai perder seu dinheiro ou algo assim. Sejamos livres de preconceitos e conceitos por ora e vamos embarcar nessa jornada juntos e novamente voltarmos ao básico. 

Quando coloco “´básico” não quero dizer apenas no sentido literal da palavra, quero trazer até você um conceito novo por trás da palavra para darmos um sentido único a nossa jornada. Esse conceito traz com si as seguintes vertentes: (B)usca, (A)prendizado, (S)abedoria, (I)ntensifica, (C)ompartilha, (O)…a vertente final virá será nossa surpresa; e é pela busca que vamos dar início ao nosso caminho por aqui.

A busca para mim é uma das fases mais importantes e desafiadoras, pois vivemos em um mundo altamente globalizado e com acesso a diversas informações, mas é exatamente nessa facilidade que encontramos o maior desafio em uma busca de qualidade. Hoje se você escrever qualquer palavra em seu navegador de internet (seja no computador ou celular) em segundos irá aparecer centenas de milhares de resultados e com isso já vem aquela dúvida, em qual eu devo acreditar? Admito que mesmo meu eu Investidor, até entender um pouco mais de como realizar uma busca de forma direta e consciente no mercado financeiro, muitas vezes me peguei nesse dilema e também sabia que não deveria simplesmente aceitar o que ali estava escrito (como você deve fazer com o meu próprio texto… para um pouco de ler agora… pare mesmo e reflita o que falei até agora) e tão pouco podia aceitar o medo da incerteza e parar de buscar, pois afinal o que é a nossa vida se não uma grande busca. E com o mercado financeiro não é diferente, não vou/devo mentir para você e falar que no mundo dos investimentos não tem fake news, que no mercado financeiro não temos fontes levianas, porque sim, infelizmente temos tudo isso e muitas vezes ainda nos deparamos com que há de pior para mim, que é a OMISSÃO.

Mas agora pensa comigo, você está aqui lendo esse texto (já refletiu sobre que leu até uma parte, ou pele menos deveria ter feito), o que te fez vir aqui e ler? Foi pelo fato de que ele foi postado em uma fonte que você conhece? Ou quem sabe estava já estava fazendo uma busca por algum setor específico (no caso investimentos)? Seja qual for sua resposta agora ela não importa, pois você Investidor já fez o mais importante, que mesmo “sozinho” já havia dado o primeiro passo para sua jornada, em busca do bem mais precioso que existe, que é o conhecimento. Investir com segurança e eficiência requer muita busca, para entender como o mercado funciona e assim poder adequar o seu perfil ao quanto risco você deseja e suporta tomar.

Porém Investidor, você não precisa seguir sozinho nessa jornada, um dos meus papéis como assessor de investimentos e os demais assessores da GX Investimentos é levar até você o conhecimento e as melhores maneiras de realizar a sua BUSCA, pos nós da GX Investimentos acreditamos que a base de tudo é uma boa educação financeiro e para atingir isso somente aprendendo a buscar.

Eu sou Luiz Fernando, sócio e assessor na GX Investimentos.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…