Educação Financeira

O longo prazo nos investimentos

1 minuto/s de leitura

O longo prazo aliado a uma boa estratégia na construção de uma carteira de investimento, torna-se uma ferramenta poderosa para financeiramente prosperarmos. Mas por que é tão difícil manter o foco no longo prazo?

A dificuldade se dá pela sociedade imediatista em que vivemos e pela velocidade de mudanças que ocorrem ao nosso redor. Atualmente, o sucesso no mundo dos investimentos é para poucos, pois para a maioria das pessoas, o que realmente importa é viver o hoje. Não se consegue pensar e planejar nosso futuro ao nos depararmos com tanta informação e com tanta tecnologia em constante mudança em um espaço de tempo cada vez menor.

Todos esses fatores fazem com que pensar na nossa vida daqui a cinco, dez ou mais anos à frente, seja algo muito distante e inimaginável. O que acaba acontecendo é que toda essa “aceleração” nas nossas vidas nos levam a tomar decisões financeiras em curto prazo errôneas e prejudiciais ao futuro do nosso ser.

Um exemplo disso é o pensamento de muitas pessoas de “torrar” o dinheiro disponível com prazeres imediatos ao invés de guardá-lo e acumular riqueza para ver seu patrimônio crescer. Ou então, há casos de pessoas montando uma carteira de ações dizendo que é para o longo prazo, mas ao ver a cotação dos seus ativos caindo logo após ter feito o investimento, entram em desespero e acabam os liquidando com prejuízo, prejudicando algo que poderia lhe trazer ganhos muito maiores no futuro.

Definitivamente, não é fácil imaginar nossas vidas no amanhã. Contudo, paciência e ter a capacidade de analisar a real necessidade de certos dispêndios de dinheiro, bem como ser racional com os investimentos, são mecanismos fundamentais para se ter uma vida financeiramente próspera.

Eu sou Rafael Freitas, sócio e assessor da GX Investimentos.

498 conteúdos

       
Sobre o autor
Somos a Smart Money, tudo que você precisa saber sobre o mercado financeiro, com conteúdos para fazer a diferença no seu dia a dia, porque o investimento mais próspero é a informação.
       Conteúdos
Conteúdos relacionados
ArtigosCuriosidadesEducação Financeira

VGBL

3 minuto/s de leitura
A Previdência Privada Aberta geralmente é conhecida por 2 tipos: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre); VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre);…
Educação Financeira

Aprenda a investir em Bitcoin de forma simples e rápida

4 minuto/s de leitura
Você viu que o Bitcoin (BTC) bateu recorde de valor nesta semana?  A criptomoeda mais badalada do mundo crypto passou de US$ 66 mil de valor…
Educação Financeira

Se prepare para dar tchau para suas notas de R$ 100: o futuro é digital

4 minuto/s de leitura
Não faz tanto tempo assim que o dinheiro como conhecemos hoje saiu do chamado “padrão-ouro”, quando um grande acordo monetário definiu que todas as moedas…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies