Educação Financeira

Reserva de emergência; Evite erros banais

2 Minutos de leitura

Um erro muito comum dos investidores iniciantes é não montar uma reserva de emergência antes de investir. Normalmente, a ansiedade de começar uma carteira de investimentos faz com que o investidor ignore esse passo tão importante.

Mas afinal, o que é a reserva de emergência? Nada mais é do que um recurso de fácil acesso que, normalmente, fica aplicado em títulos públicos ou em títulos de renda fixa de baixo risco e alta liquidez, emitidos pelos próprios bancos. Esse recurso serve para garantir a segurança quando algo não planejado acontece, como um problema de saúde, um problema com o carro ou, até mesmo, a perda da principal fonte de renda. Este último exemplo casa muito bem com a situação que estamos vivendo, já que a pandemia forçou as pessoas a se isolarem em suas casas e aqueles que ganhavam sua renda no dia-a-dia, acabaram sendo os mais impactados. Quem conseguiu se organizar e criar sua reserva de emergência, vai passar mais tranquilamente por esse momento de turbulência. 

Outra dúvida muito frequente em relação a reserva de emergência é como calcular seu tamanho. Na verdade, não existe um cálculo exato, mas existe uma forma simples de saber quanto cada investidor precisa guardar de acordo com a sua situação patrimonial. Por exemplo, funcionários públicos devem ter no mínimo três salários como reserva, pois eles têm estabilidade no emprego e isso ajuda a reduzir a necessidade de reserva. Já o trabalhador com carteira assinada, vai ter que juntar pouco mais de seis salários porque, nesse caso, existe um risco de perder o emprego, e ter esse dinheiro guardado dá tranquilidade e tempo para uma recolocação no mercado de trabalho. Por fim, os empresários e autônomos necessitam de uma reserva de 12 salários, pois tendem a ter uma maior instabilidade de suas rendas.

No caso de empresários e autônomos, costumo usar sempre o exemplo dos engenheiros civis, que acabam ficando reféns do mercado imobiliário. Se o mercado imobiliário “esfria”, os contratos de trabalho ficam escassos, aumentando ainda mais o espaço de tempo entre um trabalho e outro. E é a reserva de emergência que vai gerar a tranquilidade necessária para que esse profissional consiga passar um tempo sem novos contratos de trabalho. Em resumo, a reserva é o primeiro passo para se tornar um investidor de sucesso, pois além dela garantir a tranquilidade em momentos turbulentos, ela protege seus investimentos. Quem tem reserva não vai precisar dilapidar sua carteira de investimentos em uma emergência ou em uma situação imprevista.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…