Educação FinanceiraRenda Variável

Bolsa de valores: Descubra os caminhos para se investir

2 Minutos de leitura

Apesar de parecer distante ao investidor médio, é possível sim embarcar na bolsa!

Já se imaginou investindo na bolsa de valores? Pode parecer algo muito distante aos olhos dos investidores médios, devido a uma imagem popular que se criou, mas é uma alternativa válida para o seu investimento.

É verdade que a bolsa de valores não é um tipo de investimento simples, por possuir altos riscos. Mas um pouco de estudo será o suficiente para compreender seu funcionamento. Você deve se perguntar como funciona a bolsa de valores. Pois vamos em frente, passo a passo.

Como funciona a bolsa de valores?

A bolsa de valores é o local onde acontecem as movimentações de compra e venda de ações. A ação é uma pequena parte de uma empresa. Assim que você adquire uma dessas partes, você passa a ser sócio desse determinado negócio. Você passa a receber uma parcela dos seus lucros, por direito.

Para comprar ações é preciso cadastro em uma corretora habilitada pela Comissão de Valores Mobiliários (CMV) a realizar esse tipo de transação. É possível checar no site da CMV quais são as corretoras. Esse cadastro será uma espécie de “conta” na bolsa de valores. A partir daí, você pode variar sua forma de investir, seja individualmente ou por meio de fundos de ações.

Investir individualmente é diferente. Nesse caso, a escolha de quais ações comprar e vender é sua. De qualquer forma, você pode contar com a ajuda dos especialistas de sua corretora para te guiarem nesse momento. No site da corretora, através do teste de perfil de investidor, você terá uma melhor noção de qual modalidade se encaixa no seu investimento, seja individual, em fundos ou em clubes de investimento.

 Riscos e lucros

Você já imaginou a bolsa de valores como um ambiente estressante, cheio de pessoas gritando e apontando em um grande salão, certo? Porém, atualmente, há o ambiente digital, seguro e transparente. Apesar de ser considerado um investimento de alto risco, a compra e a venda de ações requer quase que exclusivamente análises de mercado e estudos para que você escolha as melhores e/ou as mais promissoras empresas para o seu objetivo de investimento.

Se você acompanha o noticiário, já é um bom começo. Porém, é preciso cuidado com o desespero. O investimento na bolsa de valores dá resultados extremamente positivos para o investimento pensado em longo prazo. É válido lembrar que a bolsa de valores não fará você enriquecer de uma hora para outra, mas pode se tornar um dos melhores meios para elevar o seu patrimônio. 

Dicas

Se você imagina que é preciso ser um especialista em mercado financeiro para investir em ações, fique tranquilo. A internet fornece informações e análises de qualidade. Além disso, você pode contar com a sua corretora de confiança.

Não existe uma fórmula perfeita para o mercado da bolsa de valores. Porém, você pode trabalhar estratégias para diminuir riscos no mercado de ações. Por exemplo:

  • Diversificação da carteira: jamais ponha todas as suas fichas em uma empresa só. Invista em empresas de diferentes segmentos, assim você evita a influência da economia e da política nos seus investimentos.
  • Reinvista o seu lucro: quando você adquire uma ação, recebe uma porcentagem proporcional dos lucros da empresa investida. Reaplicar esses lucros é bom para manter seu capital em giro através dos juros compostos.
smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…