Fundo ImobiliárioRenda Variável

Fundos imobiliários: Como ganhar com aluguel sem ter imóvel

1 Minutos de leitura

O fundo imobiliário é uma espécie de mecanismo que a Bolsa de Valores possui para investir em imóveis. E é através desse fundo que o investidor consegue se tornar sócio de grandes empreendimentos imobiliários.

Depois da compra da cota de determinado imóvel, o investidor passa a participar dos aluguéis que o local gera. “É a maneira mais eficiente para quem quer investir nesse ramo”, afirma o assessor da GX Investimentos, Rafael Tanaka. No momento, o investimento imobiliário que está em alta são os galpões logísticos. Como toda a economia do varejo está voltada a vendas na internet, as lojas físicas diminuíram seu tamanho e estão investindo em grandes centros de distribuição. “Uma loja pequena e um galpão que consiga fazer a entrega do pedido em um dia vêm sendo o foco das empresas”, explica.

Também é possível se tornar sócio de grandes prédios comerciais e de shoppings centers.

Nesse cenário, os aluguéis dos inquilinos vão para o fundo e para as despesas e o restante é distribuído entre os acionistas. Um ponto destacado por Tanaka é que é possível comprar cotas com a partir de R$ 100,00.

Uma grande vantagem dessa modalidade é que, por exemplo, o investidor que possui um imóvel tradicional no valor de R$ 1 milhão e precisa de uma certa quantia com urgência, não pode vender apenas peça da propriedade. Com investimentos no fundo é possível vender o número de cotas necessárias e resgatar o valor que necessita. “O que no imóvel pode levar meses, no fundo leva um dia”, destaca o assessor da GX.

Para quem deseja investir, o primeiro passo é procurar uma corretora, efetuar o cadastro e pesquisar qual tipo de inquilino deseja. “Tem gente que gosta do aluguel de salas comerciais, então ela vai ter o fundo específico de sala comercial”, exemplifica. Independentemente do fundo escolhido, Tanaka afirma que todos envolvem grande segurança, além de serem livres de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas e das cotas valorizarem de acordo com o imóvel.

smart.money

Postagens relacionadas
EntrevistasRenda Variável

Fala dovish de Powell não fez bem ao mercado, aponta economista 

4 Minutos de leitura
Com o anúncio da nova taxa de juros nos Estados Unidos nesta quarta-feira (04), os mercados internacionais viveram um pequeno rali. Com…
EntrevistasFundo Imobiliário

Vale a pena começar a investir em Fundos Imobiliários em 2022? 

2 Minutos de leitura
Com uma inflação alta e Selic subindo a cada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o investidor começa a ter dúvidas…
Renda VariávelSmart Trade

LET’S TRADE?

1 Minutos de leitura
Olá, quem vos fala é Leticia! E a partir de hoje estarei aqui com vocês contando um pouco sobre minha experiência como…