Renda Fixa

Renda Fixa, invista com segurança (Entenda o que é, e como funciona)

2 Minutos de leitura

Quer saber mais sobre Renda Fixa? Te contamos!

A Renda Fixa é uma forma de investimento ideal para quem tem um perfil mais conservador e que deseja um bom rendimento, porém com segurança. Se você investir em Renda Fixa, vai saber o quanto terá de lucro ao final do prazo de sua aplicação. No entanto, há investimentos classificados em pré e pós-fixados.

O investimento em Renda Fixa possui diversas opções, com diferentes características e diferentes vantagens, como: 

  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • LF (Letra Financeira);
  • LC (Letra de Crédito);
  • Tesouro Direto;
  • Debêntures;
  • COE (Certificado de Operações Estruturadas);
  • Caderneta de poupança.

Como funciona?

Para investir em Renda Fixa, você encontra os produtos disponíveis para compra em bancos e corretoras de valores. Por exemplo: As LCIs/LCAs, CDBs, LCs e LFs são emitidas em bancos. No caso do Tesouro Direto, a emissão é feita pelo Governo Federal. 

Você pode investir diretamente no banco emissor ou através de uma corretora. Essas instituições são as intermediárias para o seu investimento. É através delas que você tem acesso aos produtos dos bancos emissores.

Quanto aos títulos públicos – caso do Tesouro Direto -, você não pode adquiri-los diretamente no site do Tesouro Nacional. Para poder investir, você deve ter uma conta ativa em um banco de investimentos ou em uma corretora. 

Pré-fixados ou pós-fixados: o que é?

Você já leu acima que há investimentos em Renda Fixa classificados em pré-fixados e pós-fixados. Os dois termos são muito comuns quando se fala em Renda Fixa.

Os investimentos conhecidos como pré-fixados, são aqueles com taxa de rentabilidade conhecida já no momento da aplicação. Ou seja, não depende de taxas e suas variações, seja para mais ou para menos. O seu retorno tem sua definição garantida para a data de vencimento. Exemplo: Um LCI com rendimento de 13% ao ano é um investimento pré-fixado, que garante rentabilidade dessa taxa no dia do vencimento do título.

Por outro lado, o investimento pós-fixado é aquele em que o seu rendimento será conhecido apenas no futuro. Contudo, você pode realizar simulações que cheguem perto do valor a ser resgatado no vencimento. São sempre atrelados a algum indexador, como o CDI, a taxa Selic (taxa básica de juros do país) ou o IPCA (índice da inflação). Exemplo: Uma LCA que rende 90% do CDI é pós-fixada, pois a taxa do Certificado de Depósito Interbancário oscila e não há como saber qual será a taxa no futuro.

Dicas de para quem quer investir

  • Valor: Saber o valor disponível para investir ajuda muito antes de escolher a melhor opção para o seu perfil e objetivos. Geralmente, alguns investimentos possuem um valor mínimo a partir de R$ 5 mil, salvo o Tesouro Direto, que tem aplicação mínima de R$ 30.
  • Tempo: Planeje quanto tempo deverá ficar sem mexer no dinheiro, caso decida por investimentos sem liquidez. Existem investimentos mais de curto prazo ou então de longo prazo, podendo variar, enfim, entre um mês e dois anos ou mais.
  • Modalidade: Avalie se você investirá em uma modalidade pré-fixada ou pós-fixada e veja qual se encaixa melhor em seu objetivo e no prazo desejado.
  • Pesquise: A Renda Fixa tem uma grande diversidade de produtos, com diferentes medidas de tributações, prazos e riscos. Antes de fazer sua escolha, pesquise e busque um especialista que possa te ajudar a fazer a melhor opção.
  • Diversifique: Diversifique as aplicações. Assim, você tem uma forma de fazer render ainda mais o seu dinheiro e garantindo uma maior segurança.
smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosRenda Fixa

Entendendo a taxa CDI: O indexador fundamental da Renda Fixa

4 Minutos de leitura
No universo dos investimentos, a taxa CDI é uma das referências mais importantes, especialmente para aqueles que investem em renda fixa. Apesar…
Educação FinanceiraExclusivosRenda Fixa

Títulos públicos: entenda como funciona este mercado

4 Minutos de leitura
À exceção da caderneta de poupança, os investimentos mais populares da renda fixa brasileira são os Títulos Públicos Federais. Ao investir em…
ArtigosCuriosidadesDestaqueEducação FinanceiraRenda Fixa

Quebrando a banca com a Previdência Privada

2 Minutos de leitura
Se existe alguma coisa que vai nos perseguir pelo resto das nossas vidas é o tal do imposto de renda. Apenas uma…