Educação Financeira

Perfil de investidor: entenda o que é e descubra qual é o seu

5 Minutos de leitura

Um dado fundamental, que muitos ignoram ou até mesmo não possuem conhecimento sobre, é o perfil de investidor. Afinal, você sabe qual é o seu?

Um princípio antigo e saudável que existe até hoje é que a taxa de retorno a ser almejada pelo investidor deve ser mais ou menos proporcional ao grau de risco que ele está preparado para assumir. Ou seja, um dos primeiros e principais passos antes de começar definitivamente o investimento, é conhecer qual é o seu perfil de investidor. Esse conhecimento é importante pois cada pessoa suporta uma tolerância ao risco, algumas toleram mais, já outras, menos.

Mas o que determina o perfil de um investidor? Esse pode se dar de acordo com alguns aspectos da vida de cada um, como, por exemplo, a fase de vida, os objetivos, a tolerância a possíveis perdas e o montante de dinheiro de recursos disponível para aplicar.

Pense em um carro, existem várias marcas e modelos, com diferentes características. Quando vamos comprar um carro novo, analisamos várias coisas, por exemplo, se o consumo é alto, se é um carro compacto, se é um carro esportivo, se possui custo de manutenção alto, se tem airbags e por aí vai. O perfil de investidor é utilizado então como: uma análise que auxilia na escolha do “carro” com as melhores qualidade para você. Não existe o melhor ou pior investimento, existe sim o investimento que é melhor para a sua realidade.

Afinal, o que é – perfil de investidor

É uma espécie de análise que identifica suas preferências, expectativas, comportamentos e objetivos em relação aos investimentos. A pesquisa a respeito do perfil de investidor é uma ferramenta importante para guiar seus passos na hora de investir, pois essa verifica a tolerância ao risco, objetivos e outros requisitos. Assim fica mais fácil evitar frustrações.

O perfil do investidor tem como critério três pilares básicos: segurança, rentabilidade e liquidez. Essas questões têm como objetivo mapear quais são os critérios mais importantes para você, isso porque dificilmente irá se encontrar um produto financeiro que disponha desses três critérios, em altos níveis.

No mundo dos investimentos, infelizmente não se pode ter tudo, pois quando pensamos em uma determinada aplicação, temos que ter em mente três fatores:

  • Segurança
  • Liquidez
  • Rentabilidade

É normal que se renuncie, por exemplo, parte da segurança, para atingir maiores rentabilidade, ou rentabilidade para se ter maior segurança, e por ai vai.

Perfil Conservador

Quem possui esse perfil, costuma dar muito mais ênfase na segurança dos investimentos. Ou seja, essa pessoa prefere investir em opções que ofereçam um baixo risco de perdas. Também é comum que pessoas com esse perfil estejam focados em não perder nada e, portanto, preservar o patrimônio.

É comum que o investidor conservador sejam pessoas com idades avançadas, que prezam pela segurança do patrimônio acumulado ao longo dos anos, ou então alguém que está começando recentemente no mundo dos investimentos, pelo medo/receio de se arriscar, devido a falta de conhecimento e experiência.

Perfil Moderado

Esse perfil é caracterizado por incorporar características do investidor conservador e do investidor agressivo. Digamos que seria então um meio termo entre esses perfis, ou seja, um investidor que tem mais apetite ao risco, mas não abrindo mão completamente da segurança.

O investidor moderado então é alguém que eventualmente aceita investir em algo que dispõe mais risco do que os investidores conservadores. Normalmente, são pessoas que já possuem um pouco mais de conhecimento e experiência a respeito do mercado financeiro.

Perfil Agressivo

O investidor com perfil agressivo, em comparação aos outros perfis, é o que está mais propenso a tomar riscos, esse normalmente busca maiores rentabilidades e, portanto, abre um pouco mão da segurança.

Normalmente esse tipo de investidor costuma ser mais experiente e não se abala facilmente por eventuais perdas, entendendo que no longo prazo, os ganhos irão compensar. Vale destacar que quem possui esse perfil, também pode ter um parte do seu capital investido em investimentos conservadores, afinal, é sábio manter uma reserva financeira em casos de emergência.

Ou esse também poderá desejar cooperar ativamente com seus assessores, pois de maneira que as recomendações sejam explicadas em detalhes. Afinal, até mesmo um atleta olímpico precisa uma equipe para auxiliá-lo.

Match: carteira de investimentos e alinhada ao perfil de investidor

As características básicas de uma carteira de investimentos são, em geral, determinadas pela posição e pelas características de seu(s) proprietário(s).

– Benjamin Graham

Carteira de investimentos para o investidor conservador

Quem possui esse perfil, como já dito anteriormente, não aprecia muito correr riscos, logo deve buscar uma carteira de investimentos que dê prioridade máxima para a segurança. Portanto, investimentos que tenham retornos previsíveis normalmente podem ser mais atrativos a esse perfil, devido ao pilar da segurança.

Um tipo de investimento que se enquadra nos critérios de um investidor conservador, são os investimento em renda fixa, como por exemplo: Tesouro direto; certificado de depósito bancário (CDB) e Letras de Crédito.

Carteira de investimentos para investidores moderados

Para investidores com o perfil moderado, a ideia é aliar os fatores de segurança com um pouco de risco para assim poder alcançar melhores rendimentos. Esse investidor pode possuir uma carteira com maior diversificação, por exemplo, aliando investimentos de renda fixa com investimentos em ações (renda variável).

Por exemplo, um investidor moderado poderia ter 70% do dinheiro investidos em ativos de renda fixa, e 30% em ações (renda variável), de maneira que em um mercado ascendente, este possa adquirir maiores rendimentos, e também em um mercado baixista, ele possa ter conforto e segurança por ter grande parte em ativos de renda fixa.

Carteira de investimentos para investidores agressivos

Quando tratamos de uma carteira de investimentos para o investidor agressivo, em geral, esse deseja maiores rentabilidades, isso significa que o esse investidor ajustará suas expectativas e a natureza de suas operações à evolução de seu próprio conhecimento e experiência.

A indicação é que se possua uma carteira bem diversificadas a fim de proteger o patrimônio de grandes riscos. Afinal, lembre-se não coloque todos os ovos na mesma cesta, é importante ter uma parte do dinheiro investido em produtos menos arriscado para proteger o seu dinheiro.

Todas as abordagens são igualmente inteligentes e farão com que você possa ser bem-sucedido. Lembre-se, não existe o melhor investimento, mas sim o investimento que melhor se encaixa no seu perfil de investidor. Conhecer o seu perfil e alinhá-lo com uma boa carteira de investimentos é essencial para ter bons resultados. Uma boa carteira de investimentos não é aquela que promete maior rendimento, mas sim a que atende melhor tanto suas necessidades de curto quanto as de longo prazo

“(…) O risco financeiro encontra-se não apenas onde a maioria de nós o procura, na economia ou em nossos investimentos, mas também em nós mesmos (…)”

– Benjamin Graham

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…