Educação Financeira

7 passos para atingir a liberdade financeira

6 Minutos de leitura

A liberdade financeira é o grande desejo de muitos brasileiros e é também um dos motivos que levam muitas pessoas a começarem a se preocupar com seus recursos financeiros. Não estamos falando sobre riqueza de patrimônio, mas sim, ter patrimônio suficiente que te permita não viver somente em dependência de um salário, ou seja, a liberdade financeira é poder ter tempo para se preocupar com aquilo que lhe dá prazer.

Em nossa sociedade, o dinheiro é a nossa moeda de troca, você precisa ter dinheiro para comprar comida, remédios, moradia, experiências e outras coisas mais, porém para adquirir dinheiro, precisamos renunciar uma outra coisa, o nosso tempo.

Voltando a falar sobre dinheiro, continuamos insistindo em um modelo que está enraizado em nossa cultura, que nos leva sempre ao mesmo destino “a corrida dos ratos”, esse é um conceito abordado por Robert Kiyosaki, em seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”, em suma, essa corrida é onde 95% das pessoas seguem um mesmo fluxo de vida:

Estudar na escola – fazer faculdade – se formar – arrumar um emprego – pagar impostos – financiar uma casa e um carro – trabalhar mais – ganhar um pouco mais – pagar mais impostos – fazer mais dívidas – arrumar outro emprego – ganhar mais – mais impostos – mais dívidas – virando refém do dinheiro.

Ou seja, o fato é que essas pessoas vivem pelo dinheiro do mês, e irão estar sempre a mercê do trabalho para manter o “padrão de vida”. Por consequência, nunca terão tempo para focar naquilo que realmente lhe traz prazer de viver.

O que é a liberdade financeira

O conceito de liberdade financeira é básico: “é quando você se torna livre para escolher o que fazer com o seu dinheiro, é ter liberdade de escolha, pois a sua renda é suficiente para cobrir seus gastos e para realizar aquilo que lhe traz alegria, bem-estar e felicidade”. Em essência, tem como função permitir que você desfrute com maior intensidade a vida.

Na teoria, o caminho para alcançar isso é razoavelmente simples, para isso, seria apenas necessário que você investisse em bons ativos, que possuam bons fundamentos no longo prazo.

Por que devo me preocupar com isso

Você já parou para pensar qual é o seu bem mais valioso hoje?

O dia tem 24 horas, um brasileiro médio normalmente trabalha em torno de 44 horas semanais, isso representa uma média de 8 horas diárias, logo durante o dia, 1/3 dele se passa trabalhando. Os outros 2/3 são utilizados para dormir, e por fim, as últimas 8 horas do dia são dívidas para tudo aquilo que se tem para fazer, como: se exercitar, comer, estar com a família, praticar uma atividade de lazer e etc…

Por muitas vezes você deve ter desejado que o dia tivesse mais do que apenas 24 horas. Então pense, sem tempo, não podemos fazer aquilo que amamos, estar com quem amamos, não podemos usufruir de boas experiências e por aí vai. A liberdade financeira é a meta que devemos colocar em nossas vidas para reconquistar o controle do nosso tempo.

A ideia da liberdade financeira então não é fazer com que tenhamos mais tempo, e sim para que possamos usufruir desse de uma melhor forma. Essa liberdade te permitirá ter tempo para as coisas que realmente importam.

Reunimos 7 passos para você que quer atingir a liberdade financeira, preste atenção neles:

            1 passo: Entenda seus gastos e evite dívidas

Para começarmos a entender mais sobre a liberdade financeira, é necessário fazer alguns diagnósticos, afinal, estamos cuidando da saúde do nosso dinheiro, para isso é necessário ter o conhecimento de duas coisas, o que são ativos e o que são passivos.

Um ativo, é tudo aquilo que se pode converter em meios monetários, ou seja, tudo aquilo que gera dinheiro; um passivo por sua vez, é tudo aquilo que gera uma despesa (gasto). Podemos pensar no seguinte exemplo, o salário é um ativo, pois trocamos nosso tempo por uma determinada quantia de dinheiro, já as contas de luz, água, aluguel, são passivos, pois estas consomem o nosso ativo.

Uma maneira fácil de entender seus gastos e dívidas é por meio da anotação, portanto, faça isso durante um mês, anote tudo o que for consumido, e para onde está indo o seu dinheiro. A regra de ouro é sempre fazer com que o ativo seja maior que o passivo.

            2 passo: Estabeleça objetivos

            Quais são os seus objetivos? É preciso ter essas questões bem resolvidas, pois serão importantes na hora de mensurar o tamanho do esforço e prazo para se alcançar. Ter objetivos e metas claras ajudam muito na organização e do controle do seu dinheiro.

            3 passo: Conheça o seu perfil

            Nesse ponto, torna-se imprescindível uma auto análise, pois é muito importante que se saiba qual é a tolerância de risco do investidor, pois cada tipo de investimento serve para uma pessoa, e o que serve para um, nem sempre serve para o outro, cada investidor possui sua própria realidade e necessidade. O importante é que ao investir, você possa dormir tranquilo.

            Existem três perfis de investidor: conservador, moderado e agressivo

  • O conservador é um investidor mais cauteloso, que se sente confortável quando foca seus investimentos em produtos de baixo risco, optando por uma rentabilidade menor, mas garantida.
  • O moderado é quem tem certa tolerância aos riscos em troca de um pouco mais de rentabilidade. É um investidor versátil, que busca se aproveitar do melhor de cada investimento, alocando a maior parte dos recursos em renda fixa, mas reserva uma parte para investir em renda variável.
  • Por fim, o Arrojado é o investidor que tem alta tolerância aos riscos, conhece bem o mercado e não se preocupa tanto com perdas de curto prazo. A principal característica do Investidor Arrojado é a busca pela melhor rentabilidade. Ainda assim, nem mesmo esse perfil aloca todos os seus recursos em ativos de risco.

            4 passo: Estude e compare os produtos

            Um erro muito comum das pessoas é imaginar que para investir, é necessário ser um expert em finanças, isso é um mito, porém é necessário dedicação, pois existem muitas opções disponíveis de produtos financeiros. A internet hoje pode ser considerada como um benefício, pois existe muito material disponível para o aprendizado, um exemplo é o site da GX, com muitos conteúdos informativos para você.

Busque informações e entenda quais os tipos de investimento se encaixam melhor no seu perfil de investidor e nos objetivos que você traçou anteriormente. Com o conhecimento você pode obter maiores rendimentos e não depender exclusivamente de um salário para viver.

            5 passo: Busque por orientação

            Montar uma carteira de investimentos não é uma tarefa tão simples e pedir ajuda não é vergonhoso, busque sempre informações com pessoas especializadas ou com instituições de confiança. Esse suporte é imprescindível para que você possa ter um direcionamento e uma assistência na hora de criar um plano de ação.

            Aqui na GX Investimentos, temos profissionais extremamente capacitados para poder lhe assessorar, então não perca tempo, agende uma conversa com um de nossos assessores, é rápido, fácil e é grátis.

            6 passo: Trace um plano de investimentos

Nesse passo, o importante é tomar uma ação, dar o primeiro passo. Monte uma carteira de investimentos voltada a suas necessidades e que possa atender o seu perfil e objetivos.

            7 passo: Monitore seus investimentos

            O mercado é muito dinâmico, por isso é necessário cautela, monitore seus investimento e tome cuidado com o otimismo e o pessimismo exagerados, o seu dinheiro é um meio para que você atinja seus objetivos, cuide bem dele. 

Por fim, a pergunta que fica é:

Onde você quer chegar?

Essa é uma pergunta importante, é por meio da resposta dada que podemos começar a planejar, afinal, se você não sabe onde quer chegar, não há um caminho certo a se percorrer. A verdade é que muitos vivem apenas antecipando sonhos e acabam não desfrutando deles no momento correto.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando as novidades do blog. Nós da Gx Investimentos estamos aqui para te ajudar e te provar que é possível alcançar esse objetivo para viver melhor.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…