AÇÕESRenda Variável

IPO na prática: como participar?

2 Minutos de leitura

Não pense que para participar do IPO de uma empresa precisa ser um grande investidor. Qualquer pessoa pode participar.

Caso você ainda não saiba o que é um IPO, nós preparamos um material explicativo aqui.

Em linhas gerais, é a primeira oferta de ações de uma empresa para o público, a sua listagem de ações na Bolsa de Valores. Processo que é conhecido como abertura de capital. A priori as empresas fazem isso para arrecadar recursos a fim de financiar seu crescimento num momento de otimismo com os negócios, sem ter que recorrer a crédito bancário. Assim, os sócios da empresa decidem o quanto será disponibilizado para o mercado.

Agrupamos aqui os itens que você vai precisar para participar do IPO de uma empresa e, também, um passo a passo de como fazê-lo. 

Você vai precisar:

  • Conta em uma instituição financeira participante da oferta
  • Capital disponível
  • Análise do prospecto

Para participar do IPO de uma empresa, o processo é simples. Basta seguir o passo a passo que preparamos:

  1. Veja quais as empresas estão abrindo capital

Para ter acesso a essa informação, é possível obtê-la nos sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da B3 ou com a sua corretora. 

Procure também estudar a empresa, analisar o prospecto, o histórico e os demonstrativos financeiros, é importante entender a companhia para ter segurança da negociação. Dedique um bom tempo para essa etapa. 

Lembramos que é necessário já ter uma conta numa corretora para poder participar do IPO. Se você ainda não tem, fale conosco aqui (link agendar reunião ou abrir conta).

Vale lembrar que ações jovens na bolsa tendem a ser bastante voláteis, então fique atento ao papel que você está estudando.

  1. Pedido de reserva

Com a sua corretora, você irá solicitar a reserva de ações, indicando o volume financeiro que quer investir e a que valor as ações. 

Preste atenção que após a reserva, não será possível desistir da operação. 

  1. Realize o pagamento

Quando o processo de bookbuilding (precificação das ações) for concluído, vai ser necessário pagar pela negociação já tendo em mente precisamente o preço final dos papéis. Dessa forma, transfira o dinheiro para a sua conta para que a ordem seja executada. 

Se o teto que você estabeleceu estiver abaixo da cotação do bookbuilding, você será descartado desse IPO. Pelo contrário, quem ofereceu acima disso, pagará o preço definido para o papel. 

  1. Acompanhe o pregão 

Como qualquer outro produto negociado na Bolsa de Valores, a performance deve ser monitorada. Com o IPO não vai ser diferente. Acompanhe o desempenho do ativo.  

E se eu perdi o período de reserva do IPO?  

Se não foi feito o pedido de reserva das ações do IPO, tem ainda a oportunidade de participar no mercado secundário (onde há negociação de ativos, títulos e valores mobiliários em mercados organizados, onde investidores compram e vendem, transferindo, entre si, os títulos anteriormente adquiridos no mercado primário). 

Assim, o ativo já está na Bolsa, podendo ter o preço em alta ou baixa, a depender das negociações e oscilações do mercado. Dessa forma, o pedido de reserva é um passo que não vai existir. A negociação da ação é diretamente no home broker.

smart.money

Postagens relacionadas
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…
AÇÕESDestaques do dia

Aguardando a inflação dos EUA, as bolsas amanhecem com quedas nesta terça (09)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, destaque para a ata da última reunião de política monetária do Copom.  Nas bolsas, quedas marcam a primeira…