CuriosidadesOPÇÕES

Você sabe como as opções surgiram?

2 Minutos de leitura

Opções são direitos negociados no mercado, seja o direito de comprar o ativo (opção de compra) ou o direito de vender o ativo (opção de venda) a determinado preço e dentro de determinado período de tempo no futuro. Mas você sabe como as opções surgiram?

Grécia antiga

Um dos relatos mais conhecidos sobre o surgimento das opções vem da Grécia antiga: é a história do filósofo e matemático Tales de Mileto. Através do estudo da astronomia o pensador previu uma grande colheita de azeitonas para o ano seguinte. Fora de temporada, ele adquiriu o direito de utilizar os armazéns no próximo ano, pagando uma pequena taxa. Na primavera, quando a colheita de fato explodiu, ele exerceu seu direito de usar os armazéns e os alugou para os produtores por um preço bem maior do que pagou, tendo um lucro exorbitante.

Tulipomania

Outro caso famoso é o das tulipas na Holanda, ou febre das tulipas, que ocorreu no século XVII e deu origem à primeira bolha econômica da história. Nessa época, a demanda por tulipas entre as elites era muito grande e não parava de aumentar. Então, para assegurar o preço de compra, os mercadores utilizavam opções de compra, negociando contratos futuros. Os fazendeiros, por sua vez, desejavam assegurar preços de venda e usavam opções de venda. Em pouco tempo, especuladores começaram a negociar as opções em busca de lucros apenas na troca dos direitos. Então, em 1637, devido a especulação, a volatilidade aumentou e os preços caíram subitamente, levando inúmeros negociantes à falência e gerando consequências devastadoras para a economia.

Evolução dos contratos

Já no final do século XVIII, após a abertura do New York Exchange, as opções foram evoluindo. No entanto, o não cumprimento dos contratos ainda era um problema frequente. Por esse motivo, as opções quase foram consideradas ilegais nos Estados Unidos. A problemática chegou ao Congresso, e o juíz estava inclinado a proibir as opções, argumentando que quase 90% delas não eram exercidas. Foi o famoso testemunho de Herbert Filer que mudou o rumo do julgamento, ele contra-argumentou ao juíz com a seguinte frase: “Se o senhor segurar a sua casa contra incêndio e a casa não pegar fogo, significa que o seguro foi ilegal e não valeu a pena?”

Por fim, na década de 1970, a bolsa de Chicago inaugurou a Chicago Board Options Exchange (CBOE) e deu início às opções como conhecemos hoje: isto é, negociadas em bolsa e com parâmetros como lote, data de exercício, cotação e etc. Até então, cada opção é era negociada individualmente, e os contratos eram feitos diretamente entre comprador e vendedor.

De lá pra cá é evidente a evolução desse mercado, visto que foram criados diversos mecanismos de defesa para gerenciamento de risco das opções. Fazendo menção ao célebre pensador, Heródoto, é preciso pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.


Gabriela Suita - Smart Money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…
×
CuriosidadesEducação Financeira

Teoria do caos e a importância da diversificação