Educação Financeira

Planejamento financeiro familiar

2 Minutos de leitura

Sabemos o quanto um endividamento impacta uma família, podendo trazer conflitos familiares, ainda mais que não são raros conflitos gerados por problemas financeiros. 

Um estudo de 2018 da CNC (Confederação Nacional do Comércio) revelou que 59,6% das famílias brasileiras estão endividadas. Diante disso, trouxemos o assunto Planejamento Financeiro Familiar para falarmos essa semana. 

Então, vamos te ajudar com dicas para a construção do seu Planejamento Financeiro Familiar. Temos 10 dicas!

1ª) Organize quais são as fontes de receita

Você precisa saber de onde vem o seu dinheiro, principalmente caso tenham diferentes tipos de renda na família. Dessa forma, você entenderá onde pode melhorar e se algumas rendas precisam ser substituídas por outras.

2ª) Separe as despesas fixas das variáveis

Despesas fixas são todas aquelas que se repetem mês a mês, como água, luz, telefone, alimentação, moradia e internet.

As despesas variáveis são todas as despesas que não contam com um valor fixado ou previsível. Geralmente estão ligadas ao lazer, por exemplo, como vestuário, passeios, viagens, cinema, entre outros. Elas também podem aparecer na forma de gastos imprevistos, como conserto do carro ou reposição de um aparelho eletrônico que deixou de funcionar.

Ao contrário do que algumas pessoas mais radicais tendem a pensar, as despesas variáveis também são importantes para a qualidade de vida da família. No entanto, elas devem ser controladas para não consumir mais do que deveriam do seu orçamento doméstico.

3ª) Mapeie os objetivos familiares

Você precisa conhecer quais são os objetivos da sua família, caso não tenham, vocês precisam se organizar para descobrí-los. Esses objetivos devem ser divididos entre metas de curto, médio e longo prazo.

Normalmente o curto prazo se entende em até 6 meses, pode ser um exemplo a compra de um curso. Médio prazo entre 6 e 12 meses, como exemplo trocar de celular, e longo prazo excedendo 12 meses, como exemplo planejar uma viagem de férias ou, até mesmo, economizar dinheiro para a faculdade dos filhos.

4ª) Escolha os investimentos certos

Sabemos que a poupança não é mais uma opção, entre em contato com a Gx Investimentos que assessoramos você a fim de encontrar opções condizentes ao seu perfil. 

5ª) Opte por pagamentos à vista

Além de quase sempre  garantir descontos no preço final, pagar à vista também ajuda a evitar juros e manter as contas organizadas.

Nem sempre  você conseguirá fugir das parcelas, no entanto, enquanto você conseguir, será benefício para a sua saúde financeira.

6ª) Respeite o seu padrão de vida

Viva de acordo com o seu padrão de vida, isto é, respeite a sua renda, não gastando mais do que o planejado de fato.

7ª) Pratique a educação financeira

Não adianta proibir a família de gastar dinheiro radicalmente, você precisa mostrar a razão pela qual está fazendo isso. 

Estabelece metas realistas.

Ensine a educação financeira à sua família também e mostre-os o como isso pode ser crucial para a estrutura familiar.

8ª) Aproveite a segurança do planejamento

O planejamento nem sempre pode ser fácil de ser seguido, mas ele te dará a segurança de que se for seguido, você não terá problemas financeiros e atingirá os seus objetivos.

9ª) Evite os erros mais comuns

Os erros mais comuns são aqueles pequenos gastos diários. 

É preciso ter disciplina e não se deixar comprar por impulso.

10ª) Revise o planejamento

Por mais alinhado que o planejamento esteja, é necessário estar revisando periodicamente, de forma mensal se possível. 

Os objetivos mudam, rendas mudam e os gastos também. 

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…