CuriosidadesEducação FinanceiraInvestimentos no exterior

Antes de investir em um curso de idiomas: 3 perguntas essenciais

3 Minutos de leitura

Você já se sentiu confuso ao escolher onde estudar um segundo idioma? Não é novidade o fato que falar um idioma tornou-se não só um diferencial, mas algo essencial para aumentar oportunidades, cultura e perspectivas. Cada vez mais as pessoas estão correndo atrás da fluência em um idiomas estrangeiro, seja inglês, espanhol, italiano ou francês.

Infelizmente, muitas escolas não são 100% transparentes em muitos aspectos, e na maioria das vezes recorrer a um professor particular acaba nos trazendo algumas inseguranças sobre diversas questões. Depois de mais de dez anos ensinando inglês, espanhol e italiano para gigantes do universo das escolas de idiomas, decidi compartilhar cinco perguntas a se fazer quando o assunto é investir em um curso de idiomas.

Por que estudar esse idioma? O que vai te motivar?

Parece uma pergunta banal e simples, mas esse é o maior motivo de desperdício de dinheiro por parte dos alunos.

Uma escola sempre possui mais alunos de nível iniciante do que todos os outros níveis somados. Já parou pra pensar nisso? Já parou pra pensar por que? É algo meio sombrio, confesso.

Várias pessoas começam a estudar sem um propósito ou objetivo definido. Isso faz com que elas acabem investindo em matrícula, material e mensalidades iniciais (uma mina de ouro para as escolas de idiomas). Em seguida, esses alunos acabam perdendo o interesse, a motivação e percebem que ‘não era bem isso que eu queria’, e desistem.

Não cometa esse erro: avalie com seriedade se você realmente quer aprender e o objetivo que você tem. Ter uma motivação principal forte e sólida é essencial. Ninguém gosta de ‘estudar por estudar’.

O tempo de curso: uma métrica importante e traiçoeira

Será que é possível aprender um idioma em um ano? E em seis meses? Todos os alunos que já estudaram no Italiano Fácil já me fizeram essa pergunta. A resposta pode ser um pouco decepcionante, mas é a mais pura verdade: depende!

Antes de se perguntar ‘É possível aprender italiano em seis meses?’, pergunte ‘Em quanto tempo eu preciso aprender italiano?’. Quando mudamos a pergunta, direcionamos a questão para nós mesmos, ou seja, passamos a pensar de forma mais exclusiva, e não em algo genérico.

Cada pessoa levará um tempo diferente para aprender italiano, e é por isso que a maioria das escolas vende cursos de no mínimo três anos de duração. Será que não é muito tempo?

As escolas fazem isso justamente porque acabam colocando todos os alunos no mesmo panorama, e isso é irreal.

Eu mesmo aprendi espanhol e francês em menos de 7 meses, aplicando técnicas e ferramentas que utilizo até hoje com meus alunos. Enfim, tente entender se a escola ou curso que você quer fazer lhe dá a liberdade de definir em quanto tempo terminar o curso.

Uma aula demonstrativa: uma estratégia talvez desleal das escolas

A última pergunta a se fazer ao avaliar o início dos estudos em uma escola ou curso, é realmente curiosa e talvez inédita.

As escolas geralmente oferecem uma aula experimental, para que você entenda melhor como a metodologia funciona. Eles escolhem um ótimo professor, na melhor sala de aula, com uma aula incrível e bem planejada. Você participa e adora, eventualmente se torna aluno pelos motivos errados, como falamos na pergunta anterior.

Ok, Ronaldo. Mas o que tenho que fazer então? Lembra da primeira pergunta que fizemos? – ‘Em quanto tempo eu preciso aprender italiano?’ – Digamos que você tenha respondido ‘em um ano’. Quando a escola lhe oferecer uma aula experimental gratuita, a estratégia será diferente: peça para ser colocado em uma turma que já estuda alí há um ano, explicando que você não precisa entender a aula ou participar falando, já que provavelmente será um nível mais alto. O objetivo é que você avalie a aula da seguinte forma: ‘daqui a um ano eu provavelmente estarei falando como os alunos dessa turma. É isso que eu quero?’

Dessa forma você conseguirá avaliar de forma inteligente e efetiva se aquela metodologia serve ou não para atingir o seu objetivo com o idioma desejado. Interessante, não?!

Ronaldo Siliveri

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…