Educação Financeira

Quem quer ser um milionário?

2 Minutos de leitura

Quem disse “não”, ou é muito desapegado do dinheiro ou quer ser um bilionário. 

De acordo com dados da minha cabeça, 99% das pessoas gostariam de ser milionárias. Por quê?  Bom, deve ser porque o dinheiro compra (quase) tudo, né. Quem não quer ter uma vida confortável, férias no Caribe ou, pelo menos, não precisar trabalhar infinitamente pra pagar as contas? 

Esse último é a famosa independência financeira que se fala por aí (inclusive eu). Basicamente, o  discurso é: invista bem, gere renda passiva, atinja sua liberdade, aposente-se cedo e curta a vida.  Bacana! Mas será que é tão simples assim? 

Se fosse fácil enriquecer, já tava todo mundo rico, concorda? Mas não é beeem assim que acontece. 

Ser independente depende, primeiro, do seu custo de vida. Quando mais baixo, mais fácil de atingir  a independência, já que será preciso acumular um capital mais modesto (algo entre 1 ou 2 milhões,  quem sabe). Mas isso também depende de onde você mora, do que você consome, de quais  confortos quer ter, etc. 

E a verdade é que só o investimento não vai te deixar rico, muito menos se você for investidor de  renda fixa (2% ao ano, minha gente). Então, ou você toma muito risco, ou aumenta muito os  aportes. Não tem fórmula mágica! 

E, pra aportar mais, é preciso ter uma boa renda (ou fazer renda extra) de onde sobre bastante  dinheiro. Além disso, muita disciplina e persistência. E, de preferência, um bom conhecimento de  como investir ou alguém que faça pra você. 

Essa é a verdade nua e crua! Mas não quer dizer que não seja possível. Aqui vão algumas dicas: 

– Comece o quanto antes: o tempo é o seu melhor amigo. 

– Vá por partes: tenha como meta, por exemplo, ser 10% independente. 

– Caso precise aumentar muito o patrimônio ainda, prefira investimentos que favoreçam isso (como  ações de empresas em crescimento) e, aos poucos, migre para aqueles que te pagam de modo  recorrente (como os fundos imobiliários e ações de grandes empresas). 

– Não esqueça da inflação, ela “come” o seu dinheiro ao longo do tempo. 

E é isso. Te vejo do lado de lá?

Melissa Nunes

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…