Educação Financeira

A importância de um orçamento doméstico bem planejado

1 Minutos de leitura

Vamos considerar duas situações: Na primeira, você recebe seu salário e a sua prioridade é pagar todas as suas contas. Na segunda, você recebe seu salário, investe uma parcela para seu projeto, guarda outra parcela para o lazer, e com o restante paga as suas contas.

Considerando que você não possui uma reserva de emergência, quando acontecer um imprevisto, na primeira situação, com a sua renda já engessada nas principais contas, você provavelmente irá comprometer seu orçamento por mais alguns meses utilizando o cartão de crédito ou vai utilizar o cheque especial/empréstimos para cobrir aquele gasto inesperado. 

Na segunda situação, com um orçamento mais flexível, em um imprevisto você poderá reavaliar suas prioridades, deixando o seu projeto para um pouco mais tarde, ou então, sacrificar alguns momentos de lazer naquele momento.

A proposta aqui é a seguinte: Pague-se primeiro! Invista em você, na sua qualidade de vida e depois pague as suas necessidades básicas.

Faça uma projeção do seu orçamento começando do zero. Liste seus projetos de curto, médio e longo prazo, mensure quanto custa cada um e invista esse dinheiro de forma estratégica. Depois, estime quanto custa a sua qualidade de vida, estipule uma rotina, atividades e lazeres. E por último, defina qual será o custo do seu padrão de vida de acordo com o que sobra da sua renda, ou seja, qual localização você poderá morar, quanto de despesa poderá ter com automóvel, onde as crianças poderão estudar, etc.

Se ao projetar seu orçamento do zero sobrar pouco dinheiro para cobrir as suas necessidades básicas, reveja o que é necessário para a sua qualidade de vida, ou então, aumente o prazo para realizar seus planos. 

Quebre o ciclo do modelo educacional das famílias brasileiras, onde somos condicionados, desde o primeiro emprego, a lutar por uma casa própria, um bom carro e manter o mesmo padrão de vida (ou melhor) que tínhamos na casa dos nossos pais.

Perceba que o dinheiro é um potencializador das suas escolhas, e ter como prioridade investir nos seus planos e na sua qualidade de vida, torna seu orçamento mais flexível e ao mesmo tempo resiliente. Dessa forma, certamente você terá uma vida mais abundante.

Herica Lim

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…