Educação Financeira

Socorro! Sou uma negação com números! Consigo aprender finanças?

1 Minutos de leitura

Prazer, Melissa, Especialista em Investimentos ANBIMA. Sabe onde já ouvi isso aí do título? Na  minha própria cabeça! 

Minhas notas baixas em matemática começaram na quarta série e nunca mais se recuperaram,  sempre passei de ano com o mínimo aceitável. Obviamente criei uma limitação interna para os  números, até hoje faço careta quando tenho que fazer qualquer cálculo que envolva mais do que as  quatro operações matemáticas básicas. 

E como eu vim parar no mundo das finanças? Foi ele que me chamou, na verdade. Sou bióloga de  formação (uma tentativa desesperada de correr das exatas?), também ensino inglês e jamais me  imaginei ensinando qualquer coisa sobre dinheiro para as pessoas. Mas, quando coloquei os dois  pés nessa área, descobri um bagulho muito louco: falar sobre finanças é muito mais do que falar  sobre números. 

É sério! 

“Ah, mas tem que saber porcentagem, juro composto, essas coisas todas…” 

Só se você quiser! Hoje em dia tem simulador pra tudo, não precisa nem gastar a ponta do lápis ou  os botões das calculadoras. É legal ser independente? Claro que é! Mas não precisa, e você não  deve deixar que isso te impeça de organizar sua vida financeira ou começar a investir. 

Quem tem que saber tudo isso sou eu, a Especialista. E confesso que sofri bastante pra aprender (e  ainda sofro), mas é menos difícil depois que a gente entende a lógica. 

Prefiro que você (e todo mundo que queira entender sobre as suas finanças pessoais) foque mais em conhecer a si mesmo, seus próprios números e a sua própria cabeça. Todos os dias tomamos  decisões que são menos racionais do que achamos, e compreender por que fazemos isso e como  podemos melhorar, traz muito mais benefícios do que saber alguns cálculos matemáticos. 

Aprender finanças tem muito menos a ver com planilhas do Excel e muito mais a ver com o seu  cérebro. Confia em mim.

Melissa Nunes

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…