AÇÕESEducação FinanceiraRenda Variável

Critérios ESG: o que são e quais as vantagens?

2 Minutos de leitura

A sustentabilidade é uma grande tendência de mercado, e o investidor não só está aberto a mudanças nesse sentido, como vai passar a exigir que elas ocorram cada vez mais dentro das corporações. 

A procura por sustentabilidade é crescente e notória em todos os negócios. Prova disso é que o SEBRAE publicou em seu Guia de Tendências 2020/21 que “Consumo e Sociedade” é uma das quatro macrotendências, junto com “Gestão Inteligente”. O guia é um compilado de mindsets e comportamentos sociais, que refletem diretamente nas demandas do mercado. Esses padrões de consumo não são diferentes no mercado de investimentos, por isso criou-se o ESG, uma métrica que mensura a conduta e a responsabilidade corporativa.

Os critérios ESG

O termo ESG é um acrônimo em inglês para environmental, social and governance, que traduzido pro português significa meio ambiente, social e governança. Como o próprio nome sugere, é uma síntese de critérios sobre cada área abordada na sigla, vamos ver individualmente:

  • Environmental ou Ambiental: Diz respeito a como a empresa se relaciona com energia, produção e descarte de lixo, emissão de gás carbônico, uso de recursos naturais, poluição, resíduos e contribuição para mudanças climáticas.
  • Social: No âmbito social, o critério ESG avalia a relação da empresa com seus colaboradores, por exemplo: Segurança do trabalho, diversidade, saúde e treinamento do quadro de funcionários, direito dos colaboradores, participação em atividades beneficentes e relações com a comunidade em geral.
  • Governance ou governança: A governança diz respeito ao conjunto de regras e práticas da empresa. Neste critério avalia-se se os deveres estão sendo cumpridos através de: Conselho independente e com diversidade, políticas claras que direcionam e controlam a empresa, direitos aos acionistas, metodologias de contabilidade, clareza na remuneração da diretoria, políticas de prevenção a fraudes e corrupção.

Por que investir em ESG?

Investir em ESG é investir em sustentabilidade que, por sua vez, está carregado de vantagens ao investidor e as empresas.

Vantagens para as empresas

Do ponto de vista corporativo, a B3, em seu guia intitulado “Novo Valor – Sustentabilidade nas Empresas” lista sete motivos para investir em sustentabilidade, são eles:

  • Identificação de novas oportunidades de negócio: Inovação;
  • Geração de receita: Adaptação de produtos e serviços para atendimento de novas demandas do consumidor, acesso a novos mercados, fidelização de consumidores;
  • Redução de custos: otimização do uso de recursos naturais na produção, estabelecimento de parcerias e desenvolvimento de fornecedores;
  • Produtividade e capital intelectual: atração e retenção de talentos, aumento potencial da produtividade da força de trabalho;
  • Mitigação de riscos: Redução da exposição a riscos socioambientais, impacto sobre riscos operacionais, de mercado, financeiros etc;
  • Atendimento e antecipação de demandas legais;
  • Melhora da reputação e da imagem.

Vantagens para os investidores

Os investidores de empresas comprometidas com o critério ESG também possuem muitas vantagens diretas:

  • Transparência: O questionário que as empresas respondem para participar do índice ISE é um exemplo de como elas apresentam mais transparência aos acionistas: são 180 questões sobre a forma como conduzem os negócios e como se relacionam com o meio ambiente, social e a governança.
  • Mitigação de riscos: com a mitigação de riscos socioambientais e de riscos operacionais das empresas influencia também no risco do investidor, visto que esses acontecimentos influenciam diretamente na cotação das ações;
  • Rentabilidade x Volatilidade: Observando a longo prazo, podemos aferir através do benchmark de ESG brasileiro, o índice ISE B3, que rentabilidade é uma das vantagens do ESG: Desde 2005 a rentabilidade do índice foi de +235,19% em relação ao Ibovespa +235,43%. Nesse mesmo período, o índice teve volatilidade de 23,86%, e o Ibovespa 26,51%.
Gabriela Suita - Smart Money

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…