Educação Financeira

O Método SMART para seus investimentos

1 Minutos de leitura

Fala, investidor! Neste meu texto introdutório na Smart Money, em homenagem ao nome da página, trago o exemplo de uma técnica que utilizo na definição de minhas metas para posteriormente alcançar meus objetivos.

A técnica SMART, proposta por Peter Drucker, pode ser uma ferramenta útil no seu planejamento financeiro. Basicamente, auxilia você a definir categoricamente suas metas de curto prazo, aplicável inclusive para a posterior projeção de seus objetivos de longo prazo. Resumo do acrônimo SMART abaixo:

S – Specific (específico)

M – Measurable (mensurável)

A – Attainable (atingível)

R – Realistic/Relevant (realista/relevante)

T – Time-based (temporal)

Acredito que ter uma meta definida é essencial para seu planejamento financeiro e organização individual de acordo com seus interesses. Ao meu caso, por exemplo, defini em janeiro de 2020 como meta ter um patrimônio de R$ 200 mil investidos até o fim do ano. 

Veja que trata, portanto, de uma meta:

(Specific) específica, pela quantia do patrimônio definido;

(Measurable) mensurável, que me proporcionaria uma ideia de aportes mensais com uma possível rentabilidade do patrimônio que já tinha no início do ano;

(Attainable) atingível, considerando o volume dos meus aportes mensais;

(Realistic) realista, pela minha renda e disciplina nos aportes, e 

(Time-based) temporal, pelo período estipulado entre janeiro até dezembro.

Ressalto que a técnica, quando utilizada para este fim, é subjetiva e depende exclusivamente de quem aplica. Ainda que você não consiga concretizar a sua meta definida, apenas o fato de ter traçado essa determinada meta já elucida novas opções em prol de seus objetivos, como a independência financeira, por exemplo. 

Ter uma meta definida é poder observar com clareza os erros e acertos em sua jornada diante daquilo que você projeta para o futuro. Como diria Lewis Carroll em sua obra Alice no País das Maravilhas, “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”

#OsInvestidores

Siga-me nas redes sociais!

Lucas De Conti

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…