Educação Financeira

Valores Financeiros: Um aliado ao consumo consciente que mudará a forma de realizar suas compras

2 Minutos de leitura

Você já se questionou sobre o valor do dinheiro na sua Vida? Na maioria das vezes, uma compra tem um valor diferente para cada pessoa que há adquiriu. No entanto, quando realizamos uma compra á que necessidade esta tentando suprir? Autoestima? Status? Conforto? Segurança? Prazer? Conhecimento? Evolução?

Créditos: EME Design Criativo

O livro Rica Mente traz em uma linguagem clara e prática os conceitos de como aplicar os segredos da neurociência para desenvolver riqueza e fortuna. Para o Dr. Neil Negrelli Jr., é sábio refletir se existe algum valor maior além da compra. “Qual o valor está além do valor que reconhecemos naquilo que compramos”? (Negrelli, Neil, 2008).

Sobretudo, ao longo da minha trajetória, pude conhecer pessoas bem sucedidas financeiramente com um negócio lucrativo, dois carros na garagem, casa com piscina e apartamento em frente ao mar, no entanto percebia queixando-se da solidão e reclamando de pequenas coisas durante todo dia. Naquela época, ainda não sabia que a conseqüência deste padrão de comportamento é continuar neste mesmo ciclo vicioso. Perceba que, ao encher-se de bens, relógios, roupas não trará a verdadeira felicidade, pois sempre estará em busca de suprir um valor no qual não tem consciência.

Existem coisas que o dinheiro não pode comprar como o respeito, auto-estima legítima, amor, lealdade, amizade verdadeira, paz de espírito. Á estas palavras conotamos como valores.

Entenda que este posicionamento não é uma aversão ou crítica sobre fazer compras, é merecido usufruir do dinheiro que você conquistou. A reflexão é sobre adquirir um consumo consciente do que realmente é importante pra você e o que está tentando suprir naquele momento.

Sabendo disso, uma dica valiosa é questionar-se porque eu quero comprar este bem? O que esta compra me traz? E talvez, na segunda ou terceira palavra, o seu inconsciente trará um grande valor pra você como paz, por exemplo.

Neste momento, você deve estar se questionando como a descoberta do valor me fará desistir da compra no momento de euforia? Pense em coisas que te tragam paz, como ver o por do sol com seu amor, ler um bom livro na rede tomando uma taça de vinho, o sorriso do seu filho ou um banho de mar numa linda praia. São muitas e somente suas as possibilidades que virão a sua mente neste momento. Ao imaginar as boas lembranças e sentir a sensação de paz por alguns segundos, o seu desejo já estará controlado e poderá tomar uma decisão mais assertiva, ou até desistir da compra se ela não estiver alinhada com este valor em questão.

Em 2019, uma grande amiga estava obstinada a comprar um novo apartamento e realizar um financiamento de R$800.000,00. E após uma longa conversa, aplicamos esta técnica de neurociência sobre os valores financeiros. Ao final, muito emocionada, expressou o real valor por traz da compra, o que fez tudo mudar. Então, meses se passaram e recebi um vídeo de agradecimento por não ter realizado o financiamento com fotos do seu lar reformado sob medida, ou seja, ela percebeu o quanto amava o seu lar, buscou alternativas pontuais somente para o que a incomodava, “o espaço” e relatou estar mais feliz com essa decisão.

Sugiro que aplique esta técnica comportamental na sua próxima compra e irá se surpreender com o que realmente ela te traz. Faça o seu dinheiro ser um grande aliado na sua vida todos os dias e seja muito Feliz na realização dos seus sonhos.

Francielle Stachlewski

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…