Notícias

Brasil registra o maior número de empreendedores da história durante a pandemia

1 Minutos de leitura

De fevereiro a setembro deste ano, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 14,8% no país, se comparado ao ano passado. Tendo a pandemia como um desafio, o brasileiro buscou no empreendedorismo uma alternativa de renda.

De acordo com dados do Governo Federal, disponíveis no Portal do Empreendedor, foram registradas 1.151.041 novas formalizações de empresas em 2020, chegando a um total de 10,9 milhões. Esse setor representa 99% dos negócios privados e 30% do PIB brasileiro.

A crise gerada pela pandemia do coronavírus foi o principal impulsionamento para a abertura das micro e pequenas empresas. Uma estimativa realizada pelo SEBRAE mostra que até o final do ano, 25% da população adulta do país estará envolvida na abertura de um negócio próprio ou com uma empresa de até 3,5 anos de atividade.

Para o diretor-presidente do SEBRAE, Carlos Melles, é o desemprego que está levando as pessoas ao empreendedorismo. “Não por vocação genuína, mas pela necessidade de sobrevivência”, complementou.

Outra preocupação de Melles é que os impostos suspensos devido à pandemia, como o Simples Nacional, estão voltando a ser cobrados. Com isso, o diretor vem trabalhando para que medidas de estímulo aos pequenos negócios sejam defendidas. Há negociações com o Congresso Nacional que visam a aprovação de medidas que concedam moratória aos tributos suspensos entre abril e setembro.

Dados do Ministério da Economia comprovam que são as empresas optantes do Simples Nacional que geram mais da metade dos empregos formais no país (por volta de 55%) e participam de 44% da massa salarial.

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…