Notícias

Fique por dentro dos 5 principais assuntos desta segunda-feira

2 Minutos de leitura

Saiba quais são as principais notícias desta manhã, para iniciar seu dia e sua semana bem informados.

1 – Bolsas mundiais começam a semana em alta

Com as notícias do tratamento do Presidente Donald Trump, a bolsa já está operando em alta no começo do dia, em contraste às quedas ocorridas na última sexta-feira (02), quando o diagnóstico do presidenciável foi divulgado.

Na Europa, o índice Euro Stoxx avançou 0,66%, na Itália, o FTSE MIB subiu 0,59%, enquanto na França, o CAC, de Paris, registrou alta de 0,75%. Em Londres, FTSE 100 ganhou valorização de 0,66% e no DAX da Alemanha, 0,63%.

Em Nova York, o Nasdaq futuro registrou alta de 0,93%, Dow Jones de 0,64%, enquanto os futuros do S&P 500 subiram 0,61%.

No continente asiático, os mercados fecharam em alta. Em Tóquio, o Nikkei registrou valorização 1,23%. O Hang Seng, de Hong Kong subiu 1,32% e o índice Kopsi, da Coreia do Sul, 1,29%. Devido a um feriado local, na China os mercados seguem fechados.

2 – Expectativas do dia

Ainda pela manhã de hoje, os investidores acompanham a divulgação do Boletim Focus, do Banco Central. Um pouco mais tarde nesta manhã, também será conhecido o índice de gerente de compras (PMI) Markit de serviços, tanto do Brasil quanto dos EUA.

À tarde, o mercado brasileiro aguarda a divulgação da balança comercial semanal, às 15h.

3 – Esforços para a criação da Renda cidadã

As articulações do governo seguem chamando atenção do mercado para a criação do programa social Renda Cidadã. A última proposta apresentada pelo Ministério da Economia é a de extinguir o desconto de 20% que atualmente é concedido aos contribuintes que optam pela declaração simplificada do IRPF. Esta medida pode atingir mais de 17 milhões de brasileiros, de acordo com a Folha de São Paulo. Mesmo assim, o teto de gastos é apertado e Paulo Guedes deverá encontrar verbas que possam ser cortadas no orçamento.

4 – Paulo Guedes e Rodrigo Maia tentam retomar o diálogo

Com as relações estremecidas, o ministro da Economia, Paulo Guedes e o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se encontram hoje a noite para um jantar na casa do ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dias. O motivo do jantar teria como objetivo destravar os impasses na agenda legislativa da economia.

Guedes também tem trocado farpas com o ministro do Desenvolvimento Social, Rogério Marinho. Os dois discordam sobre a abordagem de financiamento do Renda Cidadã. Enquanto Marinho defende que o programa deve ser criado a qualquer custo, enquanto Guedes tem uma postura mais cuidadosa, para não estourar o teto de gastos.

5 – Notícias do setor Corporativo

A Petrobras, que esteve em pauta no STF até semana passada, anunciou a venda de uma empresa no Uruguai por US$ 61,7 milhões.

A Qualicorp e a JHSF divulgaram a distribuição de juros sobre capital próprio. O montante chega a R$ 48 milhões.

A CRR informou, no final da semana passada, que o tráfego nas rodovias subiu 4,1% entre 25 de setembro e 1º de outubro, na comparação anual. Entretanto, no acumulado do ano, foi registrada queda de 4,6%.

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…