Notícias

Novo sistema de pagamentos promete agilidade e eficácia nas transações financeiras

1 Minutos de leitura

Mais uma vez a tecnologia entra no cenário econômico brasileiro, se mostrando uma excelente parceira. A partir desta segunda-feira (5), com a introdução do Pix, um sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central (BC), as transações financeiras digitais ficam extremamente facilitadas, com um ganho de velocidade nas transferências e pagamentos, que podem ser feitas durante as 24 horas do dia, sem restrições de feriados ou finais de semana e finalizados em questão de segundos, 10 para ser mais exato. Entram nesse processo, as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes.

Simplificando o processo, o Pix vai ser uma aplicabilidade a mais para o cliente, com uma nova opção, tanto no app (celulares, tablets), quanto no internet banking. Para ter sua inclusão no novo sistema, o cliente acena que quer fazer parte do Pix, definindo assim a sua chave. Esta pode ser um CPF, um e-mail, um CNPJ, um número de telefone que possa identificar sua conta. Essas informações serão armazenadas em uma plataforma desenvolvida e operada pelo BC, chamada de Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT).

Destaca-se novamente a grande vantagem deste sistema, quanto a sua eficácia e agilidade, principalmente em relação às duas transações atuais de pagamento, a TED e o DOC. Observa-se que o primeiro tem um prazo de duas horas para compensação, enquanto que o segundo processa apenas no dia útil seguinte. De maneira bem simplificada, podemos definir o Pix como um sistema de baixo custo em relação às opções que se têm hoje, muito ágil e completamente seguro.

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…