Notícias

Pré-sal bate novo recorde de produção

1 Minutos de leitura

A produção brasileira de petróleo segue em alta. No último levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção do mês de agosto registrou um crescimento de 0,3% em comparação ao mês de julho.

Além do petróleo, a produção de gás natural também evoluiu no mês de agosto, 2,4% em relação à produção do mês de julho.

A produção total no pré-sal, somando petróleo e gás natural, registrou um novo recorde. É o segundo mês consecutivo em que é registrado uma produção recorde. Ao todo, foram produzidos 2,776 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia), com o petróleo representando a maior fatia da produção, 2,201 MMbbl/d (milhões de barris por dia). A produção de gás natural foi de 91,398 MMm3/d (milhões de m3 por dia).

O recorde anterior era do mês anterior, julho, quando as produções de petróleo e gás natural chegaram a 2,179 MMbbl/d e 88,88 MMm3, respectivamente. O novo recorde representa um aumento de 1,4% em relação ao valor de julho.

No Brasil, a produção somada de petróleo e gás natural chegou a 3,927 MMboe/d, o petróleo representando 3,087 MMbbl/d e o gás natural 134 MMm3/d. O pré-sal representa 70,7% do valor total nacional.

Segundo a ANP, as recentes medidas da agência tem estimulado o aumento na produção. A agência tem exigido novos investimentos em troca da prorrogação dos contratos de extração vigentes, buscando assim a otimização da produção. Outra medida tomada foi a redução das alíquotas de royalties referentes a produção incremental em campos maduros.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…