Notícias

Comércio mostra sinais de recuperação em meio a pandemia

1 minuto/s de leitura

O comércio mundial finalmente vem se recuperando dos profundos impactos causados pela pandemia de COVID-19. Especialistas da Organização Mundial do Comércio (OMC) alertam, porém, que novos impactos da pandemia podem frear a recuperação do setor.

A nova estimativa da organização é que 2020 tenha uma queda de 9,2% no volume do comércio mundial de mercadorias em relação a 2019. A baixa deve ser seguida por um aumento de 7,2% em 2021, prevendo  o mesmo como um ano de recuperação do comércio no mundo inteiro. A nova previsão para o fechamento deste ano pode ser considerada otimista, uma vez que a entidade havia divulgado uma expectativa de queda de 12,9% para 2020 em sua última previsão, feita no mês de abril.

O forte desempenho do comércio nos meses de junho e julho foi o grande motivo da nova previsão. Segundo a OMC, o comércio de produtos ligados à COVID-19 foi o grande propulsor no setor nos últimos meses. Para a entidade, a habilidade do setor em disponibilizar produtos como EPIs e itens de higiene pessoal mostrou a importância do comércio mundial para a sociedade.

Outro motivo do bom desempenho do comércio nos meses de junho e julho foram as flexibilizações das medidas referentes à pandemia mundialmente. Caso o setor volte a ter performances acima do esperado nos próximos meses, as previsões para o fechamento de ano e para o ano que vem podem se tornar ainda mais otimistas. A OMC destaca, porém, que novos surtos de infecções são uma possibilidade e, caso aconteçam, devem ter impactos grandes proporções no desempenho do comércio internacional.

Em contrapartida ao desempenho acima do esperado do comércio, o PIB caiu mais que o esperado nos últimos meses. De acordo com a OMC em sua nova previsão, o produto interno bruto mundial deve ter uma queda de cerca de 4,8% em seu valor no ano de 2020. A expectativa para 2021 é que o PIB tenha uma valorização de 4,9%.

360 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
Notícias

Após frenesi, GameStop sai em busca de novo CEO e uma reestruturação completa

1 minuto/s de leitura
Após frenesi das ações da GameStop (GME), que chegaram a valorizar mais de 2.000% em menos de um ano, a companhia do…
AÇÕESNotíciasRenda Variável

Ibovespa segue boa sequência e volta aos 120 mil pontos nesta quarta (14)

1 minuto/s de leitura
Nesta quarta-feira, o Ibovespa deu seguimento à sua boa fase, subindo 0,84% e chegando novamente aos 120 mil pontos desde o dia…
Notícias

Em reconciliação com caminhoneiros, governo reduz mistura obrigatória no óleo diesel fóssil

2 minuto/s de leitura
Após meses tensos com ameaças de paralisação por parte da categoria de caminhoneiros, o Governo Federal busca reconciliação. Uma resolução do CNPE…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies