Notícias

Comércio mostra sinais de recuperação em meio a pandemia

1 Minutos de leitura

O comércio mundial finalmente vem se recuperando dos profundos impactos causados pela pandemia de COVID-19. Especialistas da Organização Mundial do Comércio (OMC) alertam, porém, que novos impactos da pandemia podem frear a recuperação do setor.

A nova estimativa da organização é que 2020 tenha uma queda de 9,2% no volume do comércio mundial de mercadorias em relação a 2019. A baixa deve ser seguida por um aumento de 7,2% em 2021, prevendo  o mesmo como um ano de recuperação do comércio no mundo inteiro. A nova previsão para o fechamento deste ano pode ser considerada otimista, uma vez que a entidade havia divulgado uma expectativa de queda de 12,9% para 2020 em sua última previsão, feita no mês de abril.

O forte desempenho do comércio nos meses de junho e julho foi o grande motivo da nova previsão. Segundo a OMC, o comércio de produtos ligados à COVID-19 foi o grande propulsor no setor nos últimos meses. Para a entidade, a habilidade do setor em disponibilizar produtos como EPIs e itens de higiene pessoal mostrou a importância do comércio mundial para a sociedade.

Outro motivo do bom desempenho do comércio nos meses de junho e julho foram as flexibilizações das medidas referentes à pandemia mundialmente. Caso o setor volte a ter performances acima do esperado nos próximos meses, as previsões para o fechamento de ano e para o ano que vem podem se tornar ainda mais otimistas. A OMC destaca, porém, que novos surtos de infecções são uma possibilidade e, caso aconteçam, devem ter impactos grandes proporções no desempenho do comércio internacional.

Em contrapartida ao desempenho acima do esperado do comércio, o PIB caiu mais que o esperado nos últimos meses. De acordo com a OMC em sua nova previsão, o produto interno bruto mundial deve ter uma queda de cerca de 4,8% em seu valor no ano de 2020. A expectativa para 2021 é que o PIB tenha uma valorização de 4,9%.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…