Curiosidades

Pandemia representa oportunidade de renovação no turismo

2 Minutos de leitura

O setor de turismo é um dos maiores movimentadores da economia internacional. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor é responsável por cerca de 7% de todo o fluxo financeiro internacional.

Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), estima-se que os negócios tenham caído em cerca de 60 a 80% mundialmente, com perdas entre 910 bilhões até 1,2 trilhão de dólares. Calcula-se que, com a crise, até 100 milhões de postos de trabalho estejam em risco no setor.

Além da renda que gera de forma direta, é necessário pontuar que o setor de turismo é fundamental para estimular outros setores da economia, como infraestrutura e transportes, por exemplo.

O impacto da crise do turismo pode ser sentido principalmente por pessoas jovens, mulheres, comunidades rurais, populações indígenas e trabalhadores informais. Segundo a OMT, essas são as parcelas da sociedade mais empregadas em micro e pequenas empresas. Países de economias mais frágeis também tem sofrido desproporcionalmente com a crise no turismo, uma vez que tendem a ser mais dependentes do setor em comparação com países mais desenvolvidos.

Para a OMT, porém, é necessário encarar a crise como uma oportunidade para se repensar as formas de se fazer turismo e fazer com que o setor se torne mais resistente a crises como a atual. A crise pode ser uma oportunidade para assegurar que os benefícios do turismo sejam distribuídos de forma mais justa entre países e também para que se caminhe na direção de um setor mais sustentável, mirando, por exemplo, em diminuir a emissão de carbono.

É necessário que os países trabalhem de forma colaborativa e dêem um robusto estímulo para que o setor volte a ser mais ativo. Governos de todos os níveis, assim como a iniciativa privada, devem entrar em sintonia para elaborar protocolos seguros e potencialmente universais para estimular que o consumidor volte a viajar. É de extrema importância que os processos sejam feitos de maneira transparente e intuitiva para que as partes envolvidas se sintam seguras em voltar às atividades e/ou consumir.

Ainda segundo a OMT, a pandemia aumentou a demanda por uma experiência diferenciada no turismo. Experiências menos rápidas de viagens, de caráter mais simples e autêntico, têm grande potencial de crescimento em um futuro próximo. A mudança é bem vinda do ponto de vista ambiental, uma vez que meios de transportes relativos ao turismo são responsáveis por cerca de 8% das emissões globais de gases do efeito estufa.

Para garantir que o setor do turismo caminhe no rumo certo nesse cenário de recuperação econômica mundial, é seguro imaginar que os setores de tecnologia e estruturas sustentáveis devam ser os mais privilegiados nesse processo.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…