Educação Financeira

Comece com o consumo inteligente!

2 Minutos de leitura

O consumo de qualidade é sem dúvida o primeiro passo de uma boa estratégia de investimentos.

Se você quer começar a investir faça um diagnóstico do seu custo de vida, utilize planilhas de orçamento doméstico e tenha disciplina. Fazer uma projeção de todo o seu consumo possibilitará que você reflita sobre a qualidade das suas escolhas, policie novas decisões de compras, faça uma previsão das consequências de cada compra e uma simulação do futuro.

Um orçamento eficiente e bem elaborado irá mapear todo o seu comportamento de consumo se você:

  • Ter consistência em anotar todos os seus gastos
  • Organizar todos os seus gastos por categoria
  • Analisar a evolução do seu consumo ao longo do tempo
  • Estabelecer metas de consumo de qualidade

Tenha um plano de vida a seguir seguido e ele servirá de alicerce para o seu controle de consumo. De nada adiantará o esforço de um dinheiro poupado se o primeiro pilar da sua estratégia não for sólido, por muito pouco um deslize fará com que o montante seja resgatado. Gastos descontrolados jamais sustentarão projetos maiores.

Comportamentos guiados pela emoção levam as pessoas à compras que estão fora do seu planejamento, e cerca de 60% dos consumidores realizam compras por impulso. Antes de efetuar qualquer compra, saia da loja! Entenda que uma vitrine, as embalagens das mercadorias e o ambiente interno de uma loja são exemplos de estratégias sedutoras. Considere que a “amizade” criada entre você e o vendedor e as frases como “é a última peça!” ou “está acabando a promoção!” podem não ser tão verdadeiras assim.

Descubra qual é a sua motivação e o que realmente você quer satisfazer. Geralmente, a compra por impulso é resultado da busca incessante por recompensas. Pergunte a si mesmo: Eu quero? Eu posso? Eu devo?

O mesmo cenário sedutor pode fazer com que você tome decisões incompatíveis com a sua realidade. Uma loja pode não ser um ambiente favorável para você fazer a análise de um sistema de financiamento mais adequado ao seu orçamento ou então ponderar o que seria mais vantajoso: o aluguel desse bem ou então comprá-lo. Nesse momento, você estará tomando uma decisão correta ou sucumbindo à um argumento vendedor?

Portando, construa uma boa base sólida baseado em um consumo mais assertivo para o seu plano de vida. Não basta gastar menos do que ganha, e sim gastar com qualidade.

Fonte utilizada sobre consumidores que compram por impulso: https://veja.abril.com.br/economia/quase-60-dos-consumidores-realizam-compras-por-impulso/

Herica Lim

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…