AÇÕESRenda Variável

Ibovespa opera com instabilidade nesta quarta-feira

2 Minutos de leitura

As questões relativas ao quadro fiscal do País, que continua preocupando investidores, refletiu diretamente no Ibovespa, nesta quarta-feira (07). O índice foi marcado pela instabilidade, sendo que às 12:01 este apresentou alta de 0,15% a 95.760,67 pontos, porém mais cedo chegou a recuar praticamente 1%, com volume financeiro de R$ 8,8 bilhões. Para se ter uma ideia, a perspectiva fiscal pressionou de tal forma, que até a recuperação dos índices de Wall Street ficou em segundo plano.

O problema quanto ao quadro fiscal está baseado, principalmente, sobre a troca do Programa Bolsa Família para o Renda Cidadã. E nem mesmo a notícia de que esta proposta pode ficar somente para depois das eleições municipais, acalmou os ânimos. Outro problema apontado pelos especialistas econômicos é a possibilidade do Governo Bolsonaro estender o auxílio emergencial, pago aos trabalhadores autônomos, até junho do ano que vem. 

A discussão está em torno das condições do País poder ou não acomodar mais gastos. Em referência a isso, os economistas apontam que o teto de gastos é que segura toda a sustentabilidade da dívida fiscal, e há indícios de que o governo vai ultrapassar esse teto, o que provocou as reações de instabilidade observadas no mercado financeiro.

ESTADOS UNIDOS

Os índices acionários, nos Estados Unidos, apresentaram recuperação nesta quarta-feira, após o presidente Donald Trump decidir suspender negociações com o Congresso sobre um pacote de estímulos derrubar mercados na véspera, até às eleições em 3 de novembro. Este fator acabou assustando Wall Street, impactando a bolsa brasileira, que acabou fechando com uma queda de 0,5%.

DESTAQUES

– GERDAU PN (SA:GGBR4) avançava 4,4%, chegando a tocar máxima histórica, após o Bradesco BBI elevar a recomendação da companhia para “outperform”, também revisando o preço-alvo para 26 reais, contra 17 reais anteriormente. USIMINAS PNA (SA:USIM5) subia 3,8%, CSN ON (SA:CSNA3) tinha alta de 2,7%, enquanto VALE ON (SA:VALE3) valorizava-se 1,9%.

– AZUL PN (SA:AZUL4) caía 3,2%. A empresa anunciou na véspera que teve aumento de caixa de cerca 700 mil reais por dia no terceiro trimestre. GOL (SA:GOLL4) PN caía 2,9%.

– IRB BRASIL ON (SA:IRBR3) desabava 8,65%, mesmo após já ter mergulhado mais de 17% na terça-feira, na esteira de relatório do UBS BB (SA:BBAS3) recomendando “venda”, com preço-alvo de 4,60 reais.

– SEQUOIA LOGÍSTICA ON perdia 2,8% em sua estreia na B3 (SA:B3SA3), após precificar IPO a 12,40 reais na segunda-feira, movimentando cerca de 1 bilhão de reais.

smart.money

Postagens relacionadas
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…
AÇÕESDestaques do dia

Aguardando a inflação dos EUA, as bolsas amanhecem com quedas nesta terça (09)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, destaque para a ata da última reunião de política monetária do Copom.  Nas bolsas, quedas marcam a primeira…