Investimentos no exteriorNotícias

Suspensão dos estímulos ameaça recuperação econômica

1 Minutos de leitura

O presidente norte-americano Donald Trump suspendeu nesta terça-feira (6) as negociações com a oposição por um pacote de estímulos econômicos. O pacote, que teria como objetivo reduzir os impactos da pandemia de COVID-19 na maior economia do mundo, só deve voltar a ser negociado após as eleições presidenciais no país. O pleito está marcado para o dia 3 de novembro.

Donald Trump e Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, não chegaram a um acordo sobre o valor total do pacote de ajuda econômica. Segundo o presidente da república, o pacote oferecido foi de 1,6 trilhão de dólares, enquanto os congressistas demandaram um valor total de 2,4 trilhões de dólares. Para Trump, Pelosi não estaria negociando de boa fé.

A suspensão de um novo pacote de grande porte, porém, não impede que o governo estadunidense trabalhe em pacotes de menor porte, direcionados aos setores mais atingidos pela pandemia. No radar do governo está, especialmente, o setor aéreo. Trump e seus representantes pediram pela aprovação de um pacote de resgate com foco no setor, severamente prejudicado durante a pandemia.

No mercado, o cenário de incertezas em torno de um ou mais novos pacotes de ajuda vindos do governo gera incerteza. A notícia de que o setor aéreo pode receber um pacote de resgate, todavia, impactou positivamente nas ações do setor nas principais bolsas americanas. O índice Dow Jones de companhias aéreas (DJUSAR), por exemplo, teve uma alta de 2,6% após o presidente Trump demandar a aprovação de uma medida para o setor aéreo.

A estimativa é que a pandemia tenha levado 11 milhões de estadunidenses ao desemprego em 2020 e, embora pacotes de menor impacto sejam vistos com bons olhos pelo mercado, a ausência de um novo grande pacote de estímulo causa apreensão. As verbas do primeiro pacote de estímulo à economia nos EUA foram esgotadas no mês de agosto e empreendimentos de diversos setores no país correm o risco de encerrar suas atividades nas próximas semanas.

Imagem em destaque: O Globo / reprodução

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…