CuriosidadesNotícias

2021 deve colocar o mercado de volta nos trilhos

2 Minutos de leitura

A SPX enviou nesta quarta-feira uma carta a seus cotistas, com o objetivo de avaliar as medidas adotadas após o caos causado pela pandemia de COVID-19. Segundo a gestora, o ano de 2021 deve ser muito mais favorável ao crescimento do que 2020.

É necessário pontuar, porém, que a atual liquidez do mercado impede que estimativas mais precisas de inflação e crescimento econômico sejam feitas. A gestora não descarta a possibilidade de novas crises de menor porte nos próximos anos, com potencial de frear o crescimento econômico internacional.

A gestora ainda prevê que, com o fim da pandemia, dois movimentos sociais devem acontecer: fúria e euforia.

Fúria contra agentes considerados responsáveis pela pandemia e/ou pelas crises sociais e econômicas resultantes das mesmas. Nesse cenário, é possível esperar uma desvalorização da China no mercado internacional. Todavia, a previsão da SPX é que essa fúria também pode ser direcionada ao modelo econômico atual, que deixou uma enorme parcela da população mundial fragilizada em meio a pandemia.

Assim, o mundo pós-pandemia seria um mundo com maior interferência estatal na economia, na saúde e maior número de programas sociais. Nesse caso, teremos um número maior de impostos internacionalmente, o que pode deixar países menos seguros economicamente ainda mais frágeis a crises fiscais e cambiais.

A euforia, segundo a SPX, trata-se principalmente de um aumento no consumo a partir de uma melhora da economia. A gestora afirma que esse momento de “gastança” é proporcionado pelas políticas fiscal e monetária de caráter expansionista executadas em momentos de crise como o proporcionado pela atual pandemia de COVID-19.

A SPX alerta, ainda, para maior cautela na questão de avanços sociais e ambientais. Momentos de crise tendem a gerar mudanças geopolíticas inesperadas que podem alterar completamente os rumos da diplomacia internacional. A gestora usa de exemplo à crise no Oriente Médio que se estende até hoje proporcionada pelos ataques de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas do World Trade Center.

Sobre os efeitos positivos da pandemia, a SPX destacou os avanços tecnológicos em informação e digitalização da saúde, por exemplo. Esse progresso é natural e independente do resultado do pleito presidencial norte-americano que ocorre no próximo dia 3 de novembro. Para a gestora, esses avanços podem ajudar a compensar a queda em produtividade causada por um ambiente econômico de dívidas e maior regulação.

Imagem em destaque: Plano de Vida / reprodução

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…