CuriosidadesEducação FinanceiraInvestimentos no exterior

A aposta europeia para crescimento pós pandemia

2 Minutos de leitura

A economia europeia sofreu de forma generalizada no ano de 2020, mesmo com as medidas restritivas e a teórica colaboração do bloco entre os países membros.

Principalmente após a temporada de verão – que teve liberações consideráveis em quase todos os países – será necessário montar um plano robusto e bem elaborado para o reaquecimento da economia europeia, inclusive por conta do gélido inverno que se aproxima, trazendo não só aquela sensação de solidão mas também um panorama favorável a um eventual novo pico de casos de COVID 19.

Inclusive, nas últimas semanas, o governo italiano declarou estado de emergência prorrogado até o dia 31 de janeiro – já prevendo uma alta nos casos por conta de vários fatores envolvidos.

De qualquer forma, o pensamento atual é: o que podemos fazer para minimizar o impacto econômico e social enquanto enfrentamos uma pandemia? Sem dúvidas, quem começar a pensar fora da caixa primeiro levando em consideração parcerias econômicas inteligentes sairá na frente e obterá resultados mais positivos – e é isso que a Itália está fazendo.

Para exemplificar o comportamento das empresas europeias frente ao desafio que todos nós temos, vou apresentar brevemente uma das ações que está sendo desenvolvida na Itália através de parcerias com empresas como Google, Samsung, Dell e Intel.

Desde junho está acontecendo um movimento denominado ‘Operazione Risorgimento Digitale’, uma verdadeira maratona de masterclasses gratuitas para profissionais, empresas e usuários, focadas em áreas como cyber security, procura de trabalho, e-commerce, cultura e turismo digital.

As aulas acontecem diariamente de terça a sexta-feira, sendo ao vivo e proporcionando discussões a nível executivo e estratégico direcionado para vários âmbitos da economia italiana e europeia. O objetivo é aumentar a consciência em relação ao uso da internet para geração de renda, emprego e oportunidades, já que a nova realidade econômica exige uma postura mais dinâmica sobre como as relações de compra e venda funcionarão de agora em diante.

Um dos grandes desafios italianos atualmente é se adaptar ao panorama global vinculado à internet, já que o país possui uma fortíssima influência dos elementos clássicos que o tornaram um dos países mais incríveis do mundo. Muitas vezes é difícil para um empreendedor italiano que opera um restaurante entender que é essencial estar presente de forma digital, já que o seu fluxo de clientes sempre existiu de forma ‘orgânica e natural’. Isso acaba engessando muitos processos e oportunidades na Itália, que pode parecer ‘presa no século passado’ em um olhar superficial.

O evento, organizado pela operadora TIM Itália, conta com mais de 20 parceiros de grande porte a nível mundial. Um outro objetivo do ciclo de aulas é levantar a questão da tutela e segurança de dados dos usuários de internet. Para participar é necessário se cadastrar através da página do evento https://www.operazionerisorgimentodigitale.it/

Ronaldo Siliveri

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…