CuriosidadesNotícias

Acordo por vacina é recheado de restrições

1 Minutos de leitura

O acordo assinado entre o governo brasileiro e a farmacêutica britânica AstraZeneca é recheado de restrições e garantias à empresa. A AstraZeneca mantém 100% da patente sob a vacina contra o novo coronavírus e não tem obrigação de reembolsar o governo brasileiro em caso de falhas nos testes clínicos.

Firmado entre o governo e a empresa britânica, o acordo diz respeito ao processo de desenvolvimento e teste da vacina em território brasileiro, em cooperação com a Fiocruz. Por um abastecimento previsto de 100 milhões de doses da vacina contra a COVID-19, a AstraZeneca anunciou um acordo no valor de US$300 milhões de dólares, as formas de pagamento ainda não estão totalmente decididas.

O acordo está registrado no Memorando de Entendimento entre a Fiocruz e a AstraZeneca. Em um trecho do mesmo, está registrado que “não são reembolsáveis na hipótese de resultados negativos na pesquisa clinica”.

Outro benefício dado à AstraZeneca é a autoridade para decretar de forma independente e sem aprovação do governo brasileiro o fim da pandemia a partir do mês de julho de 2021. Em um cenário em que a AstraZeneca decrete o fim da pandemia de COVID-19, a empresa deixaria de vender as doses da vacina pelo preço de fábrica, levando a renegociação dos preços por novas doses da vacina.

A Fiocruz, seguindo as determinações acertadas, fica impedida de fabricar e fornecer doses da vacina para fora do território brasileiro. Tais termos podem ser renegociados ao fim da pandemia, a AstraZeneca ainda mantém 100% da propriedade intelectual do produto e que a empresa deve receber também pagamento de royalties pelo uso da vacina.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…