AÇÕESRenda Variável

Ajuste diário – Entenda o que é e como funciona

3 Minutos de leitura

Você investe no Mercado Futuro? Se sim, já está habituado com o funcionamento desse tipo de investimento, mas caso não, nessa matéria vamos abordar um tópico que com certeza vai ser um fator impactante nos seus investimentos em futuros.

Primeiro, queremos saber você conhece o Mercado Futuro?

No Mercado Futuro há negociações de contratos de venda ou de compra, os quais apenas serão executados no futuro. É um ambiente de alta liquidez com muitas oportunidades e fazer investimentos nesse tipo de mercado pode servir como forma de diversificação de carteira. 

Assim como no mercado de ações, os contratos futuros têm lote mínimo, que é a mínima quantidade a ser negociada do ativo, seja dólar futuro, arrobas de boi gordo, sacas de café, milho, dentre outros exemplos. Diferentemente das ações, no futuros o investidor arca apenas com oscilações nos preços do ativo.

Dito isso, o tópico a ser explicado aqui é sobre o ajuste diário, que se trata de um acerto financeiro, o qual acontece diariamente e de forma direta na conta do investidor para todos aqueles que ficarem posicionados de um dia para o outro no contrato. Vale lembrar que o ajuste pode ser de crédito ou de débito. O ajuste é como uma espécie de preço médio do dia no mercado.

Mas como que o ajuste diário é calculado? 

O cálculo vai ser feito pela média ponderada entre as negociações feitas entre determinado horário, a depender do ativo em questão, no final de cada pregão. Tendo como exemplo o Dólar Futuro, o cálculo vai ser feito a partir da média dos preços entre 15:50 e 16:00, já para outro ativo, como o Índice Futuro, o horário a ser usado para o cálculo é 17:00 e 17:15.

Exemplo prático:

Tendo em mente que você comprou um contrato futuro de mini dólar em data x a 4.060 pontos e o ajuste diário foi de 4.075 pontos, o que aconteceu com o seu investimento:

4.075 – 4.060 = 15 (pontos)

Já que no contrato de mini dólar cada ponto vale R$ 10, essa diferença de pontos vai ser:

15 x 10 = 150 (pontos) 

Assim, você vai ter creditado na sua conta R$ 150 na data x + 1.

Mercado alavancado e seu desempenho:

Pelo fato do Mercado Futuro se tratar de um mercado alavancado, isto é, uma esfera onde você consegue multiplicar o seu investimento em valores superiores a 10x, 15x ou mais, dependendo do ativo e sem depender de grande esforço. É importante que a bolsa tenha mecanismos de proteção para que todos os compromissos sejam honrados. O ajuste diário garante que ninguém vai ter uma alavancagem ou uma dívida tão grande que não possa saldar. Serve como uma proteção contra inadimplências para o futuros, de forma que um investidor que supostamente poderia ficar vários dias alavancado traria problemas tanto para o mercado quanto possivelmente para ele mesmo.

Uma boa forma de diferenciar ações para ativos do mercado futuro, é quando pensamos no ajuste diário. Enquanto detentor de ações, o investidor não tem lucros ou prejuízos de fato, apenas quando encerra a sua posição naquele ativo, a venda efetivada. Já no mercado futuro, o investidor enquanto mantém sua posição, ele já está tendo lucros ou prejuízos todos os dias e não só quando executa o ativo, uma posição encerrada. É um mercado muito dinâmico.

O ajuste diário é um controle de risco para o investidor individual e para o mercado em si, visto que os investidores pagam seus lucros ou seus prejuízos diariamente. Assim, todos começam o dia  “zerados”. Além de que possibilita um nível de alavancagem muito maior, uma vez que há maior nível de segurança, é possível que a alavancagem cresça, movimentando grandes quantias e que o mercado continue equalizado

Por essas questões que o investidor que está prestes a iniciar suas operações no Mercado Futuro, deve entender o ajuste diário.

Onde buscar informação sobre o ajuste diário? 

Essa informação é disponibilizada no site da B3, em Ajustes de Pregão, escolha a data e o ativo que você tem interesse. Além de existir algumas plataformas que fazem o cálculo de previsão do ajuste diário, mas o mais indicado é verificar diretamente na Bolsa de Valores

smart.money

Postagens relacionadas
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…
AÇÕESDestaques do dia

Aguardando a inflação dos EUA, as bolsas amanhecem com quedas nesta terça (09)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, destaque para a ata da última reunião de política monetária do Copom.  Nas bolsas, quedas marcam a primeira…