AÇÕESRenda Variável

Ajuste diário – Entenda o que é e como funciona

3 minuto/s de leitura

Você investe no Mercado Futuro? Se sim, já está habituado com o funcionamento desse tipo de investimento, mas caso não, nessa matéria vamos abordar um tópico que com certeza vai ser um fator impactante nos seus investimentos em futuros.

Primeiro, queremos saber você conhece o Mercado Futuro?

No Mercado Futuro há negociações de contratos de venda ou de compra, os quais apenas serão executados no futuro. É um ambiente de alta liquidez com muitas oportunidades e fazer investimentos nesse tipo de mercado pode servir como forma de diversificação de carteira. 

Assim como no mercado de ações, os contratos futuros têm lote mínimo, que é a mínima quantidade a ser negociada do ativo, seja dólar futuro, arrobas de boi gordo, sacas de café, milho, dentre outros exemplos. Diferentemente das ações, no futuros o investidor arca apenas com oscilações nos preços do ativo.

Dito isso, o tópico a ser explicado aqui é sobre o ajuste diário, que se trata de um acerto financeiro, o qual acontece diariamente e de forma direta na conta do investidor para todos aqueles que ficarem posicionados de um dia para o outro no contrato. Vale lembrar que o ajuste pode ser de crédito ou de débito. O ajuste é como uma espécie de preço médio do dia no mercado.

Mas como que o ajuste diário é calculado? 

O cálculo vai ser feito pela média ponderada entre as negociações feitas entre determinado horário, a depender do ativo em questão, no final de cada pregão. Tendo como exemplo o Dólar Futuro, o cálculo vai ser feito a partir da média dos preços entre 15:50 e 16:00, já para outro ativo, como o Índice Futuro, o horário a ser usado para o cálculo é 17:00 e 17:15.

Exemplo prático:

Tendo em mente que você comprou um contrato futuro de mini dólar em data x a 4.060 pontos e o ajuste diário foi de 4.075 pontos, o que aconteceu com o seu investimento:

4.075 – 4.060 = 15 (pontos)

Já que no contrato de mini dólar cada ponto vale R$ 10, essa diferença de pontos vai ser:

15 x 10 = 150 (pontos) 

Assim, você vai ter creditado na sua conta R$ 150 na data x + 1.

Mercado alavancado e seu desempenho:

Pelo fato do Mercado Futuro se tratar de um mercado alavancado, isto é, uma esfera onde você consegue multiplicar o seu investimento em valores superiores a 10x, 15x ou mais, dependendo do ativo e sem depender de grande esforço. É importante que a bolsa tenha mecanismos de proteção para que todos os compromissos sejam honrados. O ajuste diário garante que ninguém vai ter uma alavancagem ou uma dívida tão grande que não possa saldar. Serve como uma proteção contra inadimplências para o futuros, de forma que um investidor que supostamente poderia ficar vários dias alavancado traria problemas tanto para o mercado quanto possivelmente para ele mesmo.

Uma boa forma de diferenciar ações para ativos do mercado futuro, é quando pensamos no ajuste diário. Enquanto detentor de ações, o investidor não tem lucros ou prejuízos de fato, apenas quando encerra a sua posição naquele ativo, a venda efetivada. Já no mercado futuro, o investidor enquanto mantém sua posição, ele já está tendo lucros ou prejuízos todos os dias e não só quando executa o ativo, uma posição encerrada. É um mercado muito dinâmico.

O ajuste diário é um controle de risco para o investidor individual e para o mercado em si, visto que os investidores pagam seus lucros ou seus prejuízos diariamente. Assim, todos começam o dia  “zerados”. Além de que possibilita um nível de alavancagem muito maior, uma vez que há maior nível de segurança, é possível que a alavancagem cresça, movimentando grandes quantias e que o mercado continue equalizado

Por essas questões que o investidor que está prestes a iniciar suas operações no Mercado Futuro, deve entender o ajuste diário.

Onde buscar informação sobre o ajuste diário? 

Essa informação é disponibilizada no site da B3, em Ajustes de Pregão, escolha a data e o ativo que você tem interesse. Além de existir algumas plataformas que fazem o cálculo de previsão do ajuste diário, mas o mais indicado é verificar diretamente na Bolsa de Valores

22 conteúdos

       
Sobre o autor
Gestora da Smart Money, graduanda de Administração na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente lidera a equipe de jornalistas e desenvolvedores do Blog.
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
AÇÕESNoticiasRenda Variável

Ibovespa corta perdas, mas encerra em baixa nesta quarta (03)

1 minuto/s de leitura
A quarta-feira (03) não foi boa para o Ibovespa. O principal índice acionário brasileiro chegou a recuar mais de 3% no pior…
Educação FinanceiraRenda Variável

Entenda como funciona a tributação em renda variável

4 minuto/s de leitura
Desde segunda (01), está aberta a temporada de declaração do Imposto de Renda 2021 (ano-base 2021), que vai até o dia 30…
AÇÕESRenda Variável

Day Trade ao vivo – Benndorf Research 03/03/2021

1 minuto/s de leitura
Benndorf Research A Benndorf nasceu em 2015 com o objetivo de trazer informações e orientações para que o investidor possa gerir seus…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies