CuriosidadesEducação Financeira

O pai do Chris tava certo?

1 Minutos de leitura

Alguns anos atrás, uma das principais atrações das tardes do canal SBT era a série Todo Mundo  Odeia o Chris. Caso você estava em Marte e nunca assistiu à comédia, ela se passa nos anos 1980,  no bairro do Brooklyn, onde acompanhamos a vida do garoto Chris, inspirada na vida real do ator e  comediante Chris Rock. 

Uma das atrações da série é o pai do Chris, Julius, um muquirana convicto. Você já deve ter visto a  cara dele em algum meme por aí. Ele passa os episódios inteiros procurando formas de economizar  e censurando qualquer um que cometa qualquer tipo de desperdício. Uma das frases mais famosas  dele é: “se eu não comprar, o desconto é maior!” 

Por isso, ele se tornou o símbolo da economia a qualquer custo. Teve gente que até personalizou o  cartão de crédito com uma foto dele “olhando feio” pra ajudar a conter os gastos! 

Economizar é muito bacana mesmo, é super saudável guardar uma parte do que ganhamos para o  futuro ou eventuais emergências. Mas será que precisa mesmo contar cada centavo? 

Assim como tem gente que gasta demais, tem gente que gasta de menos. É importante entender que  o dinheiro não é só pra pagar contas, mas também é pra ser usado pra nos garantir mais prazer e  conforto todos os dias. Não dá pra deixar de viver o presente (na medida certa). Economias  extremas geralmente não se sustentam por muito tempo, as pessoas cansam de se privar do  cafezinho ou da saída no fim de semana e o tiro pode sair pela culatra: tentando compensar, acabam  gastando mais ainda. 

E, se não tá sobrando muita coisa para o lazer, vale revisar os gastos semanais e mensais e ver se faz sentido cortar ou eliminar algo que não te faz tão feliz assim (ou, quem sabe, uma dessas assinaturas mensais automáticas que você nem usa mais – isso também é uma forma de desperdício).  

Dinheiro é pra ser um aliado do seu bem-estar. Use-o em vez de ser usado por ele.

Melissa Nunes

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…