O Varejista Grupo Mateus vai estrear na B3 quebrando recorde de arrecadação. A empresa chegou aos R$ 4,63 bilhões, o maior IPO de 2020, até agora. Além disso, o Grupo também protagonizou a maior estreia de uma empresa de origem nordestina na história da Bolsa brasileira.
A ação inicial foi de R$8,97, correspondente ao piso da faixa indicativa de preço. Desde o lançamento da oferta, a demanda foi alta e bateu cinco vezes o volume ofertado. Além disso, a companhia colocou no mercado cerca de 75% do lote adicional, juntamente ao lote principal.
A empresa teve a oportunidade de buscar um preço ainda maior para o papel, devido ao grande interesse dos investidores, mas a estratégia adotada foi de modo a evitar que a estreia, no dia 13, seja seguida por um movimento de vendas logo após.
O Grupo Mateus se solidifica atualmente como o quarto maior atacarejo do país, possuindo 137 lojas nos estados do Maranhão, Pará e Piauí. A rede começou do zero, fundada por Ilson Mateus, um ex-garimpeiro que resolveu abrir uma pequena mercearia, que hoje emprega mais de 20 mil pessoas. Em 2019, o faturamento do varejista foi próximo dos R$ 10 bilhões, ficando atrás somente do Assaí (GPA), Atacadão (Carrefour) e do grupo Censosud, grupo chileno.
Contratempo:
Um acidente ocorrido em uma das lojas do grupo em São Luís (MA) na semana passada trouxe um imprevisto à oferta, que até o momento era bastante tranquila e havia conquistado investidores.
Com o acontecimento, o Grupo Mateus alterou o prospecto do IPO, adicionando as informações do ocorrido e oportunizando aos investidores que já haviam feito reserva, a desistência da compra. No entanto, a tragédia foi entendida como uma fatalidade que não compromete o bom histórico da empresa e a estreia do Grupo Mateus na Bolsa foi positiva.
Os coordenadores do IPO do grupo foram a XP Investimentos, Bradesco BBI, BTG, Itaú BBA, BB Investimentos, Santander e Safra. Do total da oferta, R$ 3 bi serão destinados à expansão orgânica da companhia.