Educação Financeira

Patrimônio Líquido: Qual a sua influência no processo de Liberdade Financeira

2 Minutos de leitura

Em um país com alto índice de inadimplência e juros considerados um dos mais caros do mundo, a educação financeira ainda é um grande desafio. No entanto, nos últimos anos com a maior acessibilidade à internet, surgimento de educadores financeiros, instabilidade política e econômica e principalmente com a expansão dos bancos digitais impulsionou uma forte tomada de consciência da população sobre esse tema.

Nos livros de finanças, o principal indicador de análise se as condições financeiras são prosperas é o patrimônio líquido. Entender como seu patrimônio se consolida é a principal maneira de analisar onde você esta e quer chegar.

O Ativo e o Passivo constituem um patrimônio de uma empresa ou orçamento pessoal e distingui-lo de forma correta é a chave para o sucesso na sua jornada do enriquecimento.

Vamos entender melhor este assunto?⁣

 O seu apartamento com o pagamento de IPTU e condomínio é um ativo ou passivo na sua Vida?⁣

O seu carro quitado que consome combustível, IPVA, seguro, garagem você classificaria como ativo ou passivo?⁣

O seu iphone recém lançado com uma conta de internet todo mês é um ativo ou passivo?⁣

A resposta correta é “passivo”. Parece lógica a diferença, mas por vezes, é fácil confundir-se e consumir passivos acreditando que são ativos.

Para Robert Kiyosaki, em Pai Rico Pai Pobre, não saber diferenciar o que é um ativo e o que é um passivo faz com que as pessoas enfrentem dificuldades financeiras, mesmo achando que estão bem de vida. O autor explica que ativo gera renda, põe dinheiro no bolso e passivo gera despesas e obrigação, é algo que tira dinheiro do seu bolso.

Mas e você? Tens a real consciência do seu patrimônio líquido?

Para facilitar esse exercício, sugiro que faça uma lista de seus bens, classifique-os como ativo ou passivo e analise se há mais passivos que ativos. Caso sua resposta for “sim” informo que esta retardando seu processo de liberdade financeira.

O primeiro passo é eliminar o maior número possível de passivos. Seja criativo, estude e busque informações de como começar a reconstruir seu patrimônio composto por ativos como investimos em aplicações financeiras que lhe rendem juros compostos, rendas de aluguéis, sociedade em um negócio sustentável, desenvolvimento de uma marca para tornar em um ativo poderoso.

 De fato, são muitas as estratégias, e só você saberá qual a melhor para o seu momento de vida. Contudo, o importante é começar de onde você esta, seja para aumentar ainda mais seus ativos ou começar a criá-los. Trace um planejamento simples com as ferramentas que você tem disponível agora e seja disciplinado ao realizá-lo. Você irá surpreender-se com os resultados.

Agora é com você, boa sorte e até a próxima semana.

Francielle Stachlewski

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…