AÇÕESNotíciasRenda Variável

Eike Batista tem derrota na justiça em tentativa de mudanças na OSX

1 Minutos de leitura

Eike Batista sofreu uma derrota importante na última sexta (9). O ex-bilionário, que entrou com ação para destituir o conselho da OSX. A 2ª Vara Empresarial da Comarca do Rio de Janeiro decidiu por suspender a assembleia marcada para o dia de hoje.

Um grupo de acionistas da OSX, composto inclusive por Eike, tem interesse em mudar o conselho administrativo recém empossado da empresa para buscar novos investidores, que trariam novos recursos à companhia. Esse movimento seria uma forma de assegurar que o plano de recuperação judicial da OSX prossiga.

Porém, para a juíza Maria Christina Rucker, a mudança do conselho configura ingerência fática por parte dos acionistas. Para ela, é preciso adotar cautela em um momento como esse e também se faz necessário respeitar a autoridade do conselho formado na última assembleia da OSX.

Para o mercado, a perspectiva de novos recursos a caminho das empresas de Eike Batista animaram os investidores. Na B3, ações da OSX (OSXB3) chegaram a se valorizar em 87% no final da última semana.

Já a mineradora MMX (MMXM3) teve um salto ainda maior, com uma valorização de 842%. Além da perspectiva de novos investimentos e da expectativa pela recuperação judicial das empresas do grupo EBX, a MMX conta com o otimismo do mercado a respeito da possibilidade da empresa retomar suas atividades.

Com capital aberto em 2006 em meio a altas expectativas pela produção de minério prometida pela empresa, a MMX chegou ao fundo do poço em 2015. Na ocasião, a companhia zerou sua produção, apenas 9 anos  depois prometer alcançar uma produção diária de 36 toneladas de minério de ferro, número nunca atingido.

Atualmente, as operações da MMX estão encerradas e a empresa também não possui nenhum posto de trabalho disponível ou ocupado. Com a protocolização de um pedido pela recuperação do ativo Mina Emma, porém, o cenário econômico para a MMX e para o ex-bilionário Eike Batista pode mudar drasticamente em um futuro próximo.

Imagem em destaque: Exame/reprodução

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…