CuriosidadesEducação FinanceiraInvestimentos no exterior

Comprar euro: três dicas importantes pra quem vai viajar

3 Minutos de leitura

Não é novidade que o preço das principais moedas estrangeiras estão consideravelmente altos, o que acaba dificultando a realização daquela sonhada viagem para fora do país, ainda mais se for com a família inteira. Saber como comprar moeda estrangeira pode nos ajudar a economizar bastante em uma viagem, antes mesmo dela começar. Qualquer artigo irá falar sobre: comprar dinheiro aos poucos, evitar usar o cartão de crédito e fazer uma boa pesquisa. Neste pequeno guia, vou lhe ajudar com três dicas realmente valiosas que eu mesmo utilizo quando vou viajar.

“Além de ensinar italiano, a equipe do Ronaldo Siliveri também nos ajudou com a viagem para a Itália. Isso nos livrou dos altos preços das agências de viagem e comissões. Sou eternamente grato por todo o apoio! Grazie mille, prof.!

Luis Carlos Marinari – Aluno do Italiano Fácil

Seja para ir aos EUA, Europa ou para o Caribe: as dicas abaixo irão lhe ajudar a economizar de verdade na compra das moedas estrangeiras.

Depois de fugir dos bancos: o que eu faço?

Sabemos que as taxas aplicadas pelos bancos são altíssimas, tanto para compra de moeda estrangeira ou para transferência internacional, por isso iremos evitar as grandes instituições. Podemos notar diferenças de R$ 0,20 por euro ou dólar comprado entre casas de câmbio e bancos. Por si só essa já seria uma dica de ouro. Mas onde podemos procurar moeda estrangeira e não sair no prejuízo?

A primeira alternativa é sem dúvidas fazer uma avaliação nas casas de câmbio, mas não só da sua cidade. Faça uma pesquisa em cidades em um raio de 100km. Em grandes cidades e em regiões de fronteira é possível encontrar casas de câmbio que operam legalmente com valores muito interessantes. Antes de decidir, procure ter feito uma pesquisa com no mínimo dez cotações diferentes.

Antecedência e versatilidade

Além de antecipar a compra da moeda estrangeira, é interessante fazer a compra aos poucos, mas não só isso! Imagine que você more em Porto Alegre e tenha encontrado uma cotação excelente na cidade de São Paulo. E agora? Com antecedência é possível tentar alguma das alternativas a seguir: retirada junto à casa de câmbio (pouco antes de embarcar) com pagamento adiantado, aproveitar uma viagem à SP e comprar um certo valor, combinar a retirada com alguém de confiança junto à casa de câmbio.

Outra forma cada vez mais comum de conseguir pelo menos uma parte da quantia necessária é utilizar o grupo da família para algo realmente útil: procure familiares e amigos de confiança que estejam precisando vender os euros e dólares que possuem. É importante lembrar que adquirir moeda estrangeira de pessoa física não é ilegal (como muitos pensam). Obviamente existe um risco envolvido (notas falsas, golpes), por isso é imprescindível realizar a transação com alguém de real confiança.

Como todo investimento: diversificar é importante

Diversificamos na compra, diversificamos nas fontes, agora iremos diversificar na proteção.

A primeira regra aqui é: evitar o cartão de crédito em todas as situações. Utilize-o somente em momentos de emergência, se realmente necessário. Em segundo lugar devemos levar quantias em formas diferentes: em espécie, cartões de viagem pré-pagos, reserva de emergência e se possível uma conta no país de destino.

Antes mesmo de começar a viagem podemos economizar inclusive nas reservas de hotéis, aluguel de carros e passeios. Ao fazer qualquer reserva antes da viagem, tente utilizar uma das seguintes alternativas: pagamento antecipado já convertido em reais ou pagamento em espécie no momento do check-in. Isso nos ajuda a livrar algumas despesas e a ter uma maior previsibilidade de custos de viagem.

Se você precisa aprender italiano ou organizar uma viagem pela Itália, converse comigo pelo WhatsApp e será um prazer lhe ajudar! Clique aqui para falar comigo.

Para encerrar, mais uma dica (essa é muito pessoal). Às vezes, para cobrir uma despesa inesperada durante a viagem, existe a vontade imediata de vender ‘o que sobrou’ dos euros. Não faça isso! Mesmo que a quantidade seja pequena, vale a pena mantê-la para uma futura oportunidade. Lembre-se de utilizar suas moedas no país de destino, já que no Brasil não é possível trocar moedas, inclusive, são mais difíceis de guardar.

Ronaldo Siliveri

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…