Educação Financeira

Qual o primeiro passo pra organizar as finanças?

2 Minutos de leitura

Pensa comigo: quando você quer organizar uma gaveta, por exemplo, o que você faz primeiro?

Vou chutar que é tirar tudo de dentro e ver o que tem lá, certo? É a mesma coisa com as finanças. Primeiro precisamos analisar o que já temos, ou seja, fazer a famosa “fotografia financeira” (mas você pode dar o nome que quiser, eu gosto de “mapeamento”).

Basicamente, isso significa que vamos partir de como está a nossa vida financeira hoje:

– Qual são as fontes de renda? Quando elas entram na conta?

Essa parte é fácil pra quem é assalariado e só tem uma entrada no mês, sempre no mesmo dia. Pra quem é autônomo, trabalha com projetos, tem diferentes vencimentos ao longo do mês ou mais de uma fonte de renda além do salário, daí esse passo é um pouco mais demorado, mas também muito mais importante. E, caso as entradas sejam variáveis, também vale fazer uma projeção baseada nos meses anteriores (se está começando agora, projete assim mesmo e vá ajustando com o tempo).

– Quais são as saídas fixas? Quando elas saem da conta?

Agora vamos partir para aqueles boletos que chegam todo mês, geralmente no mesmo dia e com valor aproximado. Por exemplo, as contas da casa, plano de celular (ou o dia que você compra mais crédito), Netflix, parcelas de financiamento e etc. Assim, já dá pra entender um pouco se há mais saídas no início, no meio ou no fim do mês.

– Quais são as saídas variáveis? Pra onde está indo meu dinheiro?

Por último, vamos lidar com os gastos que nem sempre se repetem ou que variam bastante ao longo dos meses. Podemos considerar compras no supermercado (se você não tem um limite máximo mensal estipulado, principalmente), saídas para comer, compras online, as “brusinhas” não planejadas e tudo o mais que aparecer.

Pronto! Agora já teremos uma boa visão do que está acontecendo na nossa vida financeira.

O nome bonito dessa etapa é “fluxo de caixa”, já viu? Nada mais é, do que entender de onde vem e pra onde vai nosso dinheiro.

Quer um desafio extra? Faça tudo isso de cabeça antes de realmente olhar os extratos do banco e do cartão. Isso vai te mostrar se você já tinha boa noção do seu fluxo ou se estava vivendo a vida adoidado, sabe? É um bom exercício.

Semana que vem vamos falar sobre o segundo passo! Te espero!

Melissa Nunes

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…