Educação Financeira

Como estruturar um Planejamento Financeiro

2 Minutos de leitura

A organização das finanças pessoais, como o próprio nome sugere, é um processo individual, pois envolvem sonhos, valores e crenças, o momento de vida e a criação das próprias estratégias para realizar as metas.

No entanto, neste processo podemos usufruir de ferramentas que irão ajudar a nortear o caminho, a fim de alinhar o presente e projetar o futuro.

Trazer os sonhos pra consciência e ter objetivos claros é muito mais que o primeiro passo. Na primeira sessão do processo de mentoria, conversamos sobre as metas e os grandes sonhos, antes de entender a situação financeira do cliente. Perguntas como o que eu quero, porque eu quero, como farei para conseguir, quais os planos de contingência são primordiais para o sucesso no planejamento financeiro e na vida.

Com base na minha experiência como planejadora financeira, posso afirmar que raramente o processo é para sentir-se organizado com as finanças e sim com o objetivo de realizar seus sonhos.

Quando você adquire consciência dos pensamentos e comportamentos financeiros o afastam das suas conquistas, torna-se mais fácil ser disciplinado e agir para reverter o cenário, realizando uma rápida ruptura na famosa “corrida dos ratos”.

A segunda etapa importante é realizar um levantamento total do seu patrimônio financeiro, qual é o total de ativos e passivos, entradas de renda fixa e variável, despesas mensais, as dívidas que você possui no mercado e a alocação dos investimentos. Com base nos números, ao final desta análise você já conseguirá identificar a evolução do seu processo de liberdade financeira.

Para as despesas mensais, sugiro uma planilha ou aplicativos de finanças que englobe todas as entradas e saídas separando-as por grupos pelos próximos seis meses, no mínimo. Veja o exemplo:

  • Grupo casa: despesas como luz, água, aluguel, IPTU, alimentação;
  • Grupo transporte: despesas com gasolina, parcela do financiamento, uber.
  • Grupo Estudo: mensalidade da faculdade, escola do filho, cursos de desenvolvimento.

Por vezes, acreditamos que fazemos um planejamento financeiro ao atualizar a planilha de gastos no dia em que recebe o salário ou entradas, porém esta maneira não é nem considerada estratégia. Podemos comparar o fato de que grandes empresas planejam seu financeiro com no mínimo cinco anos de antecedência, é bem vindo aplicar à realidade este espírito corporativo nas nossas finanças pessoais. Ao extruturar o orçamento no médio e longo prazo, conseguimos visualizar os maiores gaps e de fato realizar um planejamento assertivo.

Após identificar seus sonhos, compilar e analisar o cenário atual, estruturar as caixinhas de investimento, criar reservas, planejar a aposentadoria, ampliar a visão sobre seguro de vida e patrimônio, você começa então a estruturar um grande planejamento financeiro. Os próximos passos para transformar seus sonhos em metas, é criar planos de AÇÃO para realizá-los e visualize suas conquistas e as sensações todos os dias sem exceção.

A excelente notícia é que esta na sua mente o poder de transformar o que deseja em realidade. Começar um planejamento financeiro exige disciplina, resiliência ao criar novos hábitos e por vezes a mudança do padrão de vida, se os objetivos forem realmente claros pra você, não se importará com a mudança.

Por fim, sempre sugiro adicionar evolução pessoal em todos os processos da sua vida, conhecer-se e evoluir com gratidão é algo mágico e transformador.

Francielle Stachlewski

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…