AÇÕESRenda Variável

Níveis de Governança Corporativa

1 Minutos de leitura

Fala, investidor! Quero destacar aqui a relevância da análise dos níveis de Governança Corporativa das empresas listadas na nossa bolsa de valores, e as vantagens ao acionista quanto ao nível do Novo Mercado.

Temos pela definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. Trata do envolvimento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle, bem como de todas as outras demais partes interessadas.

Além do previsto na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que trata das Sociedades Anônimas e todas suas características, do capital social, das ações, das partes beneficiárias dentre outros – este é o link da Lei, para fins de conhecimento – temos os níveis de Governança Corporativa previstos pela própria B3. São estes:

  • Nível Tradicional, que é o nível mais básico e atende ao previsto na Lei nº 6.404;
  • Nível 1
  • Nível 2
  • Novo Mercado

Entendo que, ao investidor que ingressa na bolsa de valores com o intuito de se tornar sócio de empresas, de ser também um dos donos do negócio (ainda que em parte bem pequena), há diversas vantagens na escolha de empresas listadas no nível do Novo Mercado.

A B3 disponibiliza em seu site um quadro explicativo e comparativo entre os níveis disponíveis – você pode acessar o link clicando aqui – e, no vídeo abaixo, aprofundo um pouco das vantagens do Novo Mercaado que vejo para o acionista de longo prazo:

#OsInvestidores

Siga-me nas redes sociais!

Instagram
Spotify
YouTube

Lucas De Conti

Postagens relacionadas
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…
AÇÕESDestaques do dia

Aguardando a inflação dos EUA, as bolsas amanhecem com quedas nesta terça (09)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, destaque para a ata da última reunião de política monetária do Copom.  Nas bolsas, quedas marcam a primeira…