Notícias

Inflação estimada tem nova alta, PIB pode cair menos

1 Minutos de leitura

O novo Relatório de Mercado Focus foi divulgado nesta segunda-feira (19) e revelou a nova estimativa de especialistas em relação à inflação e PIB brasileiros para o ano de 2020.

Há um mês, as projeções para o IPCA, índice de inflação oficial do Brasil, eram de 1,99% para 2020. No último relatório, a nova projeção é que a inflação no país fique na casa 2,65%, é a décima semana seguida em que as projeções para o IPCA no país sobem. As projeções para os próximos anos seguiram praticamente inalteradas nas últimas quatro semanas. Era de 3,01% há um mês atrás e agora está em 3,02% para o ano de 2021, enquanto as estimativas para 2022 e 2023 seguiram nos mesmos 3,50% e 3,25%, respectivamente.

A meta estabelecida para a inflação em 2020 é de 4%, com margem de erro de 1,5 ponto percentual, ou seja, podendo ser de 2,5 até 5,5%. A meta é definida pelo Conselho Monetário Nacional, e o Banco Central fica encarregado de incentivar o cumprimento da mesma por meio de ajustes das taxas de juros. A expectativa é que a Selic se mantenha em 2% ao ano até o final de 2020.

O último dado oficial do IPCA divulgado pelo IBGE apontou uma inflação mensal de 0,64% em setembro. O acúmulo em 2020 chegou a 1,34%. Nos últimos 12 meses, o acúmulo é de 3,14%.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, as projeções do último relatório são mais otimistas que as feitas anteriormente. A estimativa ainda é de retração econômica na casa dos 5%, um pequeno avanço em relação à projeção anterior de retração de 5,03%. A última projeção divulgada pelo governo federal, feita em setembro, tem uma visão ainda mais otimista, com uma retração de 4,7% em 2020.

Imagem em destaque: Exame / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…